Essa premiação integra o Prêmio Educadores do Brasil (Foto: SEED) |
Em uma pequena e simples escola estadual, localizada no município de Itabi, no médio sertão sergipano, o planejamento, a determinação e o empenho da equipe diretiva, com o imprescindível envolvimento da comunidade local, resultaram em um modelo de gestão escolar que se tornou sinônimo de referência para todo o Brasil em 2015.
Para socializar esse modelo exitoso de gestão, aplicado no Colégio Maria das Graças, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) iniciou nessa sexta-feira, 4, na Diretoria Regional de Educação (DRE 7), sediada em Gararu, o Ciclo de Palestras da professora Maria das Graças Albuquerque Melo, diretora do Gracinha "como a escola é conhecida pela comunidade "e a responsável pelo trabalho que foi o vencedor do Prêmio Gestão Escolar 2015.
Essa premiação integra o Prêmio Educadores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (CONSED), que estimula a melhoria de gestão das escolas públicas e o desenvolvimento de praticas pedagógicas que demonstram efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos.
O Ciclo está sob a coordenação do Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e do Núcleo de Estudos, Pesquisas, Avaliação e Currículos, ambos do Departamento de Educação, e da Coordenação de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (COGEDAM/SEED). As palestras serão realizadas em todas as DREs e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).
Incentivo
"Essa iniciativa busca incutir nos demais gestores da rede estadual de ensino a ideia de que eles também podem conquistar um reconhecimento nacional, como foi o caso do Colégio Gracinha, que pôs em prática ideias criativas para integrar os alunos e a comunidade à escola, e como conseqüência melhorou os índices educacionais da unidade escolar", explica o chefe do NUFORM, professor Jorge Costa.
A professora Maria das Graças abordou em sua palestra os principais aspectos da gestão implementada no Colégio Gracinha. Para facilitar o entendimento dos demais diretores e técnicos pedagógicos da DRE 7, a palestrante dividiu o tema em categorias.
"O processo de gestão é desafiador", afirmou Maria das Graças. De acordo com a professora palestrante, a escola deve procurar desenvolver ações de intervenção que busquem solucionar os problemas encontrados.
Experiência de gestão
"Uma das principais características que utilizamos foi a gestão compartilhada, pois acreditamos que todos podem oferecer alguma forma de contribuição. A palavra-chave é ouvir, sempre", ressalta Maria das Graças, ao defender o reconhecimento como peça fundamental desse processo.
Presente ao evento, a diretora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, Nadja Naira Rodrigues, aprovou a iniciativa do Ciclo de Palestras. Para ela, a palestra serviu como um ótimo intercâmbio de experiências de gestão.
"Muitas das ideias compartilhadas servem como exemplo e estímulo para que nós também coloquemos em prática novos conceitos de gestão a fim de que possamos melhorar nossa educação", declarou a professora Nadja Naira.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B