Seed conclui com sucesso terceira etapa do Supletivo

(Foto: Maria Odília/Seed)

No último domingo, 5, foi um dia de oportunidade para seu Valdenor Carvalho. Representante comercial, ele saiu de casa bem cedo e foi até o Colégio Estadual presidente Emilio Garrastazu Medici, em Aracaju, prestar o Exame Supletivo de nível médio. Assim como Carvalho, outros 2.800 estudantes em todo Estado de Sergipe fizeram as provas do Exame para obtenção do certificado de conclusão de Ensino.

O Exame Supletivo é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do departamento de Educação. As provas são realizadas duas vezes ao ano, em três etapas. Neste domingo, aconteceu a terceira etapa do primeiro semestre.

"Para mim é uma ótima oportunidade, porque como trabalho o dia inteiro, acabo sem tempo para poder um cursar um supletivo com aulas todo dia, e esse Exame Supletivo da SEED veio para facilitar para quem não dispõe de muito tempo e precisa do certificado como eu, que pretendo cursar o ensino superior", explica Valdenor Carvalho, momento antes do início da prova.

Para não atrasar os estudos ainda mais, o jovem Saulo Dimitri, 15 anos, também esteve presente nesta manhã de domingo para fazer as provas de nível fundamental. "Depois de ter reprovado por três vezes no ensino fundamental, decidi tentar concluir fazendo o supletivo, pois assim consigo recuperar o tempo que perdi e cursar o ensino médio com a idade regular", afirmou, dirigindo-se ansioso ao local da prova.

E idade regular para a série que vai cursar é um fatores mais apontados por quem busca a certificação por meio do Exame Supletivo realizado pela SEED. "Na maioria dos casos, são jovens e adultos que não tiveram acesso na escola na idade regular", explica o coordenador dos Exames Supletivos, Edson Aragão.

Em Aracaju, as provas foram realizadas também no Colégio Estadual Costa e Silva. Lá foram aplicadas apenas provas de nível médio. "Como me atrasei na escola para concluir na idade certa, teria que estudar mais dois anos para concluir o Ensino Médio. E com essa chance que o Exame Supletivo proporciona, hoje mesmo, se obtiver a média suficiente, já posso estar com tudo concluindo", afirmou David Pereira, ao explicar o motivo de ter-se inscrito no Exame.

Próxima a ele, ainda do lado de fora do Costa e Silva, estava também a jovem Jennifer July, que assim como David aguardava o inicio da aplicação da prova.

"Passei do tempo regular para concluir o ensino médio, daí vi que seria uma oportunidade para não perder mais tempo e poder cursar o ENEM", acrescentou ela.

Interior

Mais não precisa estar na capital do Estado para poder participar do processo de Exame Supletivo da Seed. Os estudantes de municípios do interior de Sergipe também tiveram a mesma oportunidade.

As provas do Exame Supletivo foram realizadas também neste mesmo domingo, nas cidades sedes das diretorias Regionais de Educação (DRE). No total, aproximadamente 8.000 estudantes em todo Estado, participaram do Exame neste primeiro semestre do ano.

"Tivemos também a preocupação em estar aplicando as provas fora da Capital, para que pudéssemos contemplar também os estudantes do interior", justifica Gabriela Zelice, diretora do Departamento de Educação da Seed.

Para o próximo semestre, a previsão é as inscrições acontecem durante o mês de agosto e aplicação das provas inicie em setembro. O resultado desta última fase do primeiro semestre deve ser conhecido em 30 dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais