Uma nova funcionalidade será implantada no SIGA (Foto: Italo Marcos) |
Uma nova funcionalidade será implantada no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) a partir de 2018. Trata-se do modelo de Guia de Transferência Eletrônica e Histórico Escolar. E para que os servidores estejam a par de como a ferramenta irá funcionar, a Coordenadoria de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Codin), juntamente com o Departamento de Inspeção Escolar (Dies), está fazendo uma série de apresentações aos secretários e servidores administrativos das escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação.
Na manhã desta sexta-feira, 1º, a apresentação foi para os servidores das escolas da DRE 8, e aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). Na oportunidade, o técnico de treinamento e assistência da Codin, Sávio Gabriel, fez uma explanação mostrando onde encontrar a ferramenta e como ela deverá ser utilizada pelos secretários escolares.
"O objetivo será agilizar o processo nas escolas, que hoje é feito manualmente, e que a partir da inserção dessa nova funcionalidade, em 2018, será realizada de maneira eletrônica. Estamos fazendo as apresentações para que as escolas já tenham conhecimento da ferramenta, e no próximo mês vamos realizar um treinamento mais específico sobre essa nova ferramenta", explicou.
A professora Patrícia Maia Brandão Ferreira, que esteve representando a diretora do Departamento de Inspeção Escolar, Eliana Borges, destacou que a expedição de documentos escolares é algo de grande responsabilidade, e que é preciso que se tenha prioridade e cuidado no preenchimento de dados.
"Estamos fazendo o treinamento mostrando a importância do preenchimento de cada dado que contém ali, respeitando as resoluções e leis educacionais vigentes. A ferramenta vai diminuir bastante o trabalho, mas vai exigir ainda mais atenção, porque quando um dado é digital, vai ter uma quantidade limitada de vias a serem impressas justamente para que a gente controle melhor a questão de possíveis índices de falso teor no documento", afirmou.
Mais facilidade
Os secretários escolares que participaram da apresentação declararam que a nova ferramenta do SIGA trará mais facilidade ao trabalho no dia a dia. Foi o caso de Maria Larissa Santos de Oliveira, que trabalha no Colégio Estadual Felisbello Freire, em Itaporanga d´Ajuda. "O SIGA tem sido uma ferramenta muito importante no nosso trabalho, e essa questão de poder ter o acesso à Guia de Transferência e Histórico Escolar vai nos auxiliar ainda mais", afirmou.
A mesma opinião foi compartilhada por William da Conceição Andrade, da Escola Estadual Profa Maria Hermínia Caldas, em Nossa Senhora do Socorro. "Vai dar mais agilidade, pois antes era tudo feito manualmente e mais lento. Essa nova ferramenta viabiliza o nosso trabalho e poderemos ter um acompanhamento geral da vida escolar do aluno. Vai facilitar o nosso trabalho", disse.
Fonte e foto: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B