Seed e Vida Ativa plantarão mil mudas de árvore

O plantio será em escola estadual e municipal 

Escolas da rede pública estadual de Aracaju e do interior ganharão mudas de árvores. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Vida Ativa. "Queremos acima de tudo, conscientizar os nossos alunos da importância de preservar o meio ambiente. Além de árvores frutíferas, serão distribuídas mudas de outras espécies, que ajudarão a ampliar as áreas verdes das unidades de ensino do estado", ressaltou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

O secretário lembra que além de embelezar, as árvores têm um papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. "Também ajudam com a redução da poluição sonora, do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento. Enfim, essa parceria com o Instituto Vida Ativa é de suma importância", disse Carvalho.

A Secretaria de Estado da Educação já providenciou o recolhimento das mudas em Canindé do São Francisco. De acordo com o diretor financeiro e administrativo da Seed, Moacyr Santana, está sendo feito um levantamento para saber quais as escolas que irão receber as mudas das árvores.

"Vamos priorizar aquelas unidades de ensino que têm poucas sombras em suas instalações. O trabalho do plantio deve ocorrer nos próximos dias, pois temos que aproveitar esse período chuvoso para efetuar a plantação das mudas", disse Santana.

Instituto

O Instituo Vida Ativa, presidido pelo casal Luiz Eduardo Costa e Eliane de Moura Moraes, já existe em Sergipe há 18 anos. Ao longo desses anos, vem trabalhando sem fins lucrativos, para recuperar a caatinga e ampliar as áreas verdes do estado.

"Não cobramos nenhum centavo pela distribuição das mudas, desde que a pessoa se comprometa a efetivamente plantá-las e não as utilize para fins lucrativos", enfatiza o jornalista Luiz Eduardo Costa. Ele ressaltou a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Vida Ativa.

"É muito importância que os alunos tenham essa consciência de preservar o meio ambiente. Existem árvores que ajudam a combater o aquecimento global e na recuperação da caatinga, por exemplo. Temos até árvores que podem ser plantadas em calçadas que podem produzir frutos, sombras e flores", disse Costa.

Benefícios

O jornalista enfatiza que os benefícios das árvores são enormes, que vão desde a fixação do carbono, produção do oxigênio até a proteção contra os ventos. "O Instituto Vida Ativa distribui gratuitamente por ano, cerca de 50 mil mudas. São parceiros do Instituto, várias prefeituras de Sergipe e Alagoas, assentamento do MST, secretarias de estado e pessoas físicas interessadas em promover arborização e o reflorestamento de áreas degradadas", disse.

Ao lado das instalações da rádio Xingó FM, em Canindé do São Francisco, fica localizado o pomar onde são plantadas as sementes usadas no plantio das mudas. "Temos mudas da craibeira, angico, brauna e tantas outras, que podem ser plantadas dentro das escolas da rede estadual", disse.

O Instituto Vida Ativa, normalmente, distribui as mudas no período de maio ao final de julho, época mais chuvosa na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEED 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais