![]() |
(Foto: Eugênio Barreto/Seed) |
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, entregou na manhã desta segunda-feira, 31, mais 1.800 tablets a professores do ensino médio de 30 escolas da rede estadual de ensino. Essa é uma ação do projeto Tablets Educacionais, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e contempla os docentes das 30 escolas mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como aquelas participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A solenidade de entrega ocorreu no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.
Belivaldo Chagas destacou que esta é a segunda etapa de entrega dos tablets a professores da rede estadual. Ele disse que o objetivo é contribuir para pesquisas, acesso a sites de domínio público, livros digitais, entre outras utilidades. "Estamos dando continuidade à entrega dos tablets em função do projeto que desenvolvemos aqui em Sergipe, o qual vai além do projeto do MEC. Além de entregar os equipamentos, capacitamos os professores para seu uso como uma ferramenta didático-pedagógica e equipamos as escolas com rede wi-fi a fim de oferecer cada vez mais uma educação de boa qualidade e eficaz", declarou o secretário.
Com mais essa entrega de tablets o Governo de Sergipe já beneficiou 2.288 professores de 50 escolas de ensino médio. Em todas essas escolas a Seed disponibilizou um hotspot, ou seja, local com condições necessárias para o acesso à internet sem fio. O projeto se configura em uma atividade para o uso didático-pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Everton Siqueira, diretor da Coordenadoria de Informática da Seed (Codin) e coordenador técnico do projeto Tablets Educacionais, reforçou que em todas as escolas contempladas foram realizados serviços de infraestrutura. "Nas salas dos professores foram instalados equipamentos de wireless e um link para viabilizar a conexão da internet nos tablets. É um momento muito importante para a educação em Sergipe, que oportuniza a capacitação dos docentes para utilização das TICs, tornando as aulas mais dinâmicas e eficazes", disse Everton.
O professor André Quaranta, diretor do Colégio Estadual Carlos Firpo, ao representar os demais colegas na solenidade, afirmou que essa iniciativa da Seed é mais uma demonstração do Governo de Sergipe de que a educação é levada a sério. "Com certeza, o uso das TICs nas escolas da rede estadual será um diferencial que provocará grandes avanços na educação básica", disse o professor.
Essa também foi a opinião da professora Rivanda Oliveira Lima, que leciona no Colégio Estadual João Salônio, localizado no município de Nossa Senhora Aparecida. "Com certeza é mais uma ferramenta que irá auxiliar tanto o professor, quanto o aluno nas pesquisas e no cotidiano escolar. Foi também a oportunidade que o docente teve de conhecer melhor e utilizar as novas tecnologias do seu dia a dia, pois tivemos curso de capacitação para utilização desse equipamento", disse a professora.
O professor João Rabelo, que leciona no Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira, em Tobias Barreto, destacou que a ensino deve evoluir juntamente com as transformações da sociedade moderna. "Por isso a importância de se investir nas novas tecnologias. Na década de 1960, o educador Anísio Teixiera já via a televisão como um forte aliado pedagógico. Atualmente as TICs terão também essa função, e o Governo de Sergipe já está preparando nossas escolas para isso. Realmente é uma excelente iniciativa", disse o professor.
Fonte: Ascom Seed/SE