SEED exige que diretores não barrem alunos sem farda

Diretora presta esclarecimentos a secretário (Foto: Wandycler Júnior / SEED)

No final da manhã desta segunda-feira, 18, o secretário de Estado de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, reuniu-se com a professora Ivy Soares, diretora do Colégio Estadual Glorita Portugal, pedindo esclarecimentos sobre a situação de alunos que, na semana passada, foram barrados na porta da Escola por não estarem uniformizados. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, que já estava disposto a penalizar a diretora com a exoneração do cargo.

Mas a medida não foi necessária, segundo avaliou o secretário ao final do encontro, porque o problema foi solucionado no mesmo momento por iniciativa da própria diretora do Colégio. Na quarta-feira da semana passada, nove alunos foram barrados no Glorita Portugal porque estavam sem  tênis.

Em entrevista ao Portal Infonet, a diretora do Colégio disse que ficou surpresa ao chegar na instituição de ensino e perceber que havia alunos do lado de fora dos portões. “Procurei a porteira para saber o que estava acontecendo e ela me informou que os alunos teriam sido barrados porque não estavam uniformizados e que a orientação para barrá-los teria surgido da secretária do Colégio”, explica a diretora Ivy Soares. De imediato, a diretoria teria agido e os alunos, apesar de atrasados, tiveram acesso às salas de aulas. “A situação não mais se repetiu”, revela a diretora.

O mesmo relato foi feito pelo secretário Belivaldo Chagas, que compreendeu a interferência da diretora e decidiu apenas alertá-la, advertindo que a SEED não faz exigências quanto ao uso do uniforme escolar. "Reforçamos que não é permitida essa exigência e verificamos que a diretora do Glorita Portugal tomou a atitude correta ao permitir o ingresso dos alunos à escola", observou o secretário.

A Secretaria de Estado da Educação informa que a orientação do Governo é que os alunos utilizem, preferencialmente, o uniforme. Seria uma medida de segurança, na ótica da SEED, para melhor identificar o alunato. Mas nunca uma exigência, segundo o secretário Belivaldo Chagas. Para SEED, barrar alunos por não usar uniforme é uma atitude equivocada.

De acordo com levantamento da SEED, este não seria o primeiro caso registrado. Em outras escolas já aconteceram problemas entre alunos e direção pelo não uso do fardamento escolar, mas os entraves foram contornados por interferência do secretário Belivaldo Chagas. São situações pontuais, sem registro de incidência, segundo a Assessoria de Comunicação Social da secretaria.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais