Seed faz teste de mudança do cardápio escolar 2017

Foram testado o risoto de frango com legumes e mingau  (Foto: Maria Odília)

A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou nesta quinta-feira, 28, no Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, em Aracaju, o terceiro teste de aceitabilidade com alunos para a proposta de mudança do cardápio escolar 2017.

Risoto de frango com legumes e mingau de tapioca com coco foram os dois pratos testados. As comidas foram preparadas por nutricionistas do DAE e servidas para um grupo de alunos que preencheram um formulário de aceitabilidade. Caso seja aprovado, os dois pratos serão incorporados ao cardápio escolar 2017.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Creuza Figueiredo, explicou que o teste de aceitabilidade é uma exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), mas que desde 2015 a Secretaria de Estado da Educação vem desenvolvendo mudanças no cardápio para melhorar qualitativamente a merenda escolar.

As duas primeiras escolas a receberem o teste de aceitabilidade foram o Colégio Estadual Professor Francisco Portugal (bairro Farolândia) e o Colégio Estadual Santos Dumont (bairro Aeroporto). Os formulários preenchidos pelos alunos das duas escolas ainda não foram catalogados.
Ana Caroline Vasconcelos, nutricionista do DAE, disse que a proposta da incorporação dos dois pratos ao cardápio escolar 2017 foi pensada para diversificar o paladar, também por conta do valor nutricional e praticidade na preparação.

“Elaboramos um cardápio para 2017, e estamos fazendo o teste de aceitabilidade com os alunos, e se for aprovado, faremos uma licitação para compra dos alimentos do ano que vem. Haverá também uma capacitação com os merendeiros”, disse.

Novo cardápio

O cardápio já inserido na alimentação escolar a partir de 2015 não será substituído. Apenas sofrerá mudanças e incorporação de novos pratos, considerados mais nutritivos e fáceis de preparar, já que, por exemplo, o preparo do mingau de tapioca é um composto em pó enriquecido com vitaminas.

A professora de Português, Elaine Cristina Andrade, testou o novo cardápio e aprovou. “É preciso que os alunos tenham uma alimentação mais rica em nutrientes. Até porque, muitos deles não têm uma alimentação dessas em casa”, afirmou.

A aluna do 6º ano, Ane Caroline, aprovou a ideia e disse que aguarda serem incorporados os novos pratos à merenda. “Gostei”, resumiu ela.
Se for pela aceitabilidade da coordenadora do Colégio Petrônio Portela, Eliane Ramos, os novos pratos estão aprovados.
“É fácil de fazer e o gosto é bom. Acredito que o teste de aceitabilidade é importante porque são os alunos que irão consumir”, disse.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais