|
Evento aconteceu nesta segunda-feira, 21, na SEED (Foto: SEED) |
O Departamento de Educação, através do Serviço de Educação em Direitos Humanos/Divisão de Educação Especial (SEDH/DIES), iniciou nesta segunda-feira, 21, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, o Curso de Extensão em Atendimento Especial para professores que exercem suas atividades nas salas de recursos multifuncionais.
A formação faz parte da segunda ação estratégica da Divisão de Educação Especial a partir do momento em que passou a ser coordenada pelo Serviço de Educação em Direitos Humanos, comprometendo de forma científica, metodológica e sistemática os profissionais que trabalham com educação especial. "Precisamos nos apropriar do conhecimento científico e profissional e dar condições para que exerçam suas atividades", afirmou a diretora do SEDH, Josevanda Franco.
Para ela, não é possível compreender a Educação Especial como um apêndice da Educação Básica, por ser a Educação Especial a própria Educação Básica.
Diagnóstico das salas de recursos
A primeira ação protagonizada pelo SEDH foi fotografar e avaliar as 127 salas de recursos multifuncionais em funcionamento na Rede Estadual de Ensino, mapeando e diagnosticando os espaços.
O coordenador do curso, Anderson Araújo, disse que o país passa por um momento de debate e quebra de paradigmas na Educação Especial, sendo, para ele, esse segmento de ensino uma ideologia.
"Educação Especial é ideológico. Que nós busquemos aflorar o sentimento de que devemos atender o outro com mais atenção e dignidade", destacou.
A diretora do DED, Gabriela Zelice, colocou os serviços de apoio técnico-pedagógico do departamento à disposição dos presentes e disse que formação continuada é uma das vertentes da política do DED. "Não entendemos educação fora da formação continuada", ressaltou.
100% de formados
Com a conclusão do curso, a Seed totaliza 100% dos profissionais das salas de recursos formados em Atendimento Especial. O curso tem uma carga horária de 140 horas e está sendo oferecido na modalidade presencial e parte a distância, contando com 14 módulos. A previsão é de que o encerramento aconteça em junho de 2016.
Fonte: SEED