Seed inicia formação continuada de diretor e coordenador

Primeiro módulo trouxe a atuação e perspectiva do coordenador (Foto: Maria Odília)

O Curso de Formação Continuada em Serviço de Gestores Escolares iniciou-se nesta segunda-feira, 6, nos auditórios da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), com duas turmas para coordenadores escolares da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

O primeiro módulo trabalhado trouxe os desafios e as perspectivas na atuação do coordenador, enquanto agente articulador de formação, da identidade e saberes no cotidiano escolar, além da relação com diretores e professores, organização no trabalho pedagógicos e entendimento dos programas dos governos Federal e Estadual.

O início do curso para os diretores será nesta terça-feira, 7, com a temática da subjetividade do direito à educação e gestão de pessoas.

Até o final de agosto, todos os diretores e coordenadores participarão da formação continuada com o intuito de qualificar os gestores educacionais, visando contribuir para o desenvolvimento da gestão escolar e efetivação do direito de permanência à educação pública de qualidade social.

Pedro Santana, facilitador de uma das turmas do primeiro módulo, ressaltou que o curso estabelece um diálogo com os coordenadores, visando promover também a concepção de trabalho do Departamento de Educação da Seed.

"É uma capacitação realizada de modo que estabeleça um alinhamento teórico e prático da gestão do aprendizado dos alunos", afirmou.

Curso presencial modular e a distância

A formação continuada foi lançada pelo secretário estadual de Educação, Jorge Carvalho, no dia 1º de junho, no Teatro Atheneu, contando com a palestra do secretário de Educação do Estado do Tocantins, Adão Francisco de Oliveira,
Dividido em módulos para diretores e coordenadores pedagógicos, o curso de formação é coordenado pelo Departamento de Educação e Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação.

Para os coordenadores, a formação continuada em serviço da Educação Básica conta com cinco módulos gerais e três específicos, com uma carga horária de 120 horas/aula.

Os diretores escolares passarão por cinco matrizes: Gestão de Pessoas, Financeira, Patrimonial, da Aprendizagem e Participativa, com carga horária de 50 horas/aula, sempre às terças-feiras e quintas-feiras.

Troca de experiências

Nicélia Santos Almeida, coordenadora da Escola Estadual Cel. Francisco de Souza Porto, vê o curso como uma oportunidade de subjetivar as atividades, de forma a aprender mais a se relacionar com a diversidade, com o direito da coletividade. "Acho de suma importância porque nós subjetivamos o ser, o ver e o aprender, além da relação com os professores e diretores. O trabalho com certeza, será mais bem realizado", disse.

Aldemara Palitot, coordenadora da Escola Estadual Euvaldo Diniz Gonçalves, avalia a qualificação como importante, por conta da troca de experiências entre escolas, até porque, segundo ela, responde a algumas dúvidas do que é presenciado no dia a dia. "Nós observamos de forma sistemática o que já está presente na escola", afirmou.

Fonte: SEED
 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais