Reunião aconteceu hoje (Foto: Eugênio Barreto) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Serviço de Educação em Direitos Humanos Educação (SEDH), promoveu na manhã desta terça-feira, 28, no auditório Professora Hermínia Caldas, em Aracaju, uma reunião com o objetivo de mobilizar as instituições parceiras para incentivar a participação das escolas nas conferências que se realizarão nas unidades de ensino, antes da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Participaram do encontro o mobilizador da conferência pelo MEC, Waldon Costa, a técnica de referência em Educação Ambiental da Seed, Cristiane Barreto, e representantes de instituições governamentais e não governamentais.
De acordo com Josevanda Franco, diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos Educação (SEDH), a conferência tem uma perspectiva de valorização dos estudos a respeito do meio ambiente e se define como uma ação de protagonismo infantojuvenil. "O empoderamento de jovens a respeito de certos conhecimentos é fundamental para que possamos reverter essa cultura destruidora dos nossos espaços. É bom pensarmos a escola como um equipamento de defesa do nosso ambiente, mas fundamentalmente de garantia dos direitos humanos das próximas gerações", afirmou.
Conferências nas escolas
A reunião também teve como meta elaborar o regimento interno da Comissão Organizadora Estadual (COE) e o regulamento da 5ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). O mobilizador Waldson Costa destacou que no encontro foram definidas quais são as responsabilidades da comissão organizadora, para que a partir de dezembro possam ser executadas as ações nas unidades de ensino.
Ele explicou que até o mês de maio de 2018, a Comissão Organizadora Estadual, junto com a Seed e o MEC, tem a meta de mobilizar as escolas para realizar as conferências. Ele falou sobre a importância do evento nacional que acontecerá em junho de 2018.
"A Conferência Nacional é um momento de celebrar a educação ambiental no Brasil, fazer com que o processo de educação ambiental seja fortalecido dentro e fora da escola. É um momento de troca de saberes, porque jovens de todo o país estarão lá. Serão 732 pessoas reunidas em um só local discutindo e pensando a educação ambiental e estabelecendo os desafios para os próximos anos", declarou.
A técnica pedagógica da DRE 4, Karoline Ketilin, participou do encontro e destacou a necessidade dessa reunião. "A organização dessa reunião hoje teve como ponto principal divulgar como devem ser feitas as conferências nas escolas. Nós estamos aqui para que depois possamos orientar os diretores, professores e alunos para que eles tenham uma participação proveitosa no evento", disse.
Ricardo Tavares, representando a Gerência de Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, participou da edição anterior da conferência, e disse que a participação dos jovens é bastante efetiva. "O mais importante é a conscientização da garotada. Eles participam muito, levam para casa todas essas informações, têm cada vez mais ideias, mobilizam, se ajudam. Quem faz tudo são os alunos. Acho que é de suma importância a participação e o envolvimento deles nessa questão do meio ambiente", afirmou.
Fonte: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B