Seed realiza encontro com gestores e professores

Seis unidades compartilharam as suas ações pedagógicas (Foto: Maria Odília)

A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Departamento de Educação e do Serviço de Ensino Médio – DED/Semed, realizou nesta quinta-feira, 23, no Complexo Administrativo e Pedagógico, em Aracaju, mais um Encontro Pedagógico com Gestores e Professores de 26 unidades de ensino médio inovador e técnicos de sete Diretorias de Educação e mais a equipe da Diretoria de Educação de Aracaju.

Seis unidades de ensino compartilharam as suas ações pedagógicas, provenientes do programa. São elas:  CE John Kennedy e CE Ofenísia Freire – DEA, CE Joaldo Lima de Carvalho e CE Pedro de Balbino – DRE 1, CE Maria Rosa de Oliveira – DRE 2, além do CE Maria Montessori – DRE 9.

O Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI configura-se como um indutor para repensar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas, objetivando garantir um ensino de qualidade e o estímulo necessário aos jovens para a conclusão do Ensino Médio.  O Programa está alinhado às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e o Plano Estadual de Educação  (PEE).

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Desse modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, a utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

As ações propostas contemplam as áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC): acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática); Iniciação Científica e Pesquisa; mundo do Trabalho; Línguas Adicionais/Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital; Protagonismo Juvenil.

"As ações propostas dentro de cada Campo de Integração Curricular devem oportunizar aos estudantes a participação ativa nas diversas atividades curriculares que possibilitem fortalecer os processos de ensino-aprendizagem de forma mais orgânica, estabelecendo relação com seus interesses e projetos de vida, de modo que o currículo ofertado seja um diferencial no processo formativo. Assim, as ações pensadas coletivamente pela escola devem garantir a flexibilização, o protagonismo juvenil, o direito à aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes", disse, Gilvânia Guimares, do Semed.

Adesão

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe aderiu ao ProEMI e atribuiu às Unidades Escolares a total autonomia para que elas manifestassem o interesse pela participação no programa. As Escolas sergipanas recebem um investimento financeiro total de R$ 2.176.000,00 por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de suas Propostas de Redesenho Curricular (PRC).

As ações passam a ser incorporadas gradativamente ao currículo da Rede Pública Estadual sergipana, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, na perspectiva da educação integral, de modo que, de fato, qualifiquem os currículos das Unidades Escolares de Ensino Médio.

Fonte: SEED

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