SEED realiza mobilização para implantar Escola Educa Mai

Plataforma oferece mais de quatro mil conteúdos pedagógicos

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, promoverá na próxima quarta-feira, 14, no auditório Professora Hermínia Caldas, no complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju, o Encontro Estadual de Mobilização para Implantação da plataforma Escola Educa Mais.

Iniciativa dos institutos Inpirare e Natura e da Fundação Telefônica vivo, a Escola Educa Mais consiste em um grande repositório de conteúdos digitais disponibilizados gratuitamente em seu site, utilizando as possibilidades tecnológicas como ferramentas de apoio ao ensino de alunos, professores, pais e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos.

Aqui em Sergipe, a Escola Digital foi customizada para atender às necessidades curriculares da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e a programação do Encontro Estadual para Implantação visa justamente fazer uma apresentação desta plataforma e criar uma rede de mobilização.

A abertura do evento será feita pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e seguida por palestra e apresentações da plataforma, feitas por Sarah Faleiros, representante da Escola Digital, e André Luiz Alves da Cunha, chefe da DITE/DED/Seed.

Com a Escola Educa Mais, a SEED objetiva promover o acesso a conteúdos digitais de forma a articular ações pedagógicas com os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) – que são recursos que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas dentro e fora da sala de aula pelos professores, com o propósito de facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Esses elementos subsidiam a prática pedagógica da sala de aula, organizados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no Plano Nacional de Educação (PNE) e Fundamentos Curriculares da Educação Sergipana.

“Ao integrar as ações pedagógicas das salas de aula da rede estadual, a plataforma Escola Educa Mais tornará o processo ensino-aprendizagem mais significativo para educadores e educandos”, explica a diretora do Departamento de Educação da Seed, Gabriela Zelice.

De acordo com Zelice, as especificidades curriculares inseridas serão concebidas como um recurso educacional aberto que pode ser utilizado por qualquer interessado em complementar seus estudos.

Objetos Digitais de Aprendizagem

Também conhecidos como “recursos digitais de aprendizagem”, os Objetos Digitais de Aprendizagem ajudam os docentes a planejarem aulas mais criativas, contribuindo, inclusive, para a personalização do ensino, recheando plataformas adaptativas.

O Ministério da Educação (MEC) orienta que os objetos de aprendizagem devem objetivar o aprimoramento da educação presencial e/ou a distância, para incentivar a pesquisa e a construção de novos conhecimentos para melhoria da qualidade, equidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Escola Digital

A Escola Digital já é, por si só, um portal de inovação no aprendizado, com acervo online, gratuito e aberto à customização, que reúne Objetos Digitais de Aprendizagem, incluindo vídeos, mapas, games e infográficos para serem utilizados e inspirarem educadores.

A Escola Digital tem sido acessada em todo o Brasil por redes estaduais, municipais, escolas públicas e privadas, como uma plataforma de busca, a qual nasceu da crença de que a tecnologia é uma importante aliada do aprendizado e um instrumento de promoção de igualdade de oportunidades dispostas a toda a comunidade escolar.

São mais de quatro mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, vídeos-aula, infográficos e mapas, todos categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma.

A plataforma oferece também informações adicionais sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem (ODAs), trabalhos com temas transversais e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.

Confira abaixo a programação do encontro estadual para implantar a plataforma Escola Educa Mais:

DATA: 14/09/2016

LOCAL: Auditório Prof.ª Hermínia Caldas (SEED)

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura
Prof.º Dr. Jorge Carvalho do Nascimento, Secretário de Estado da Educação

9h30 – Palestra
Palestrante: Prof.ª Dr. Andréa Karla (UNIT)

09h50 – Criação da Rede de Mobilização
Palestrante: Mila Gonçalves, representante da Fundação Telefônica Vivo

10h10 – Apresentação da plataforma Escola Digital
Palestrante: Sarah Faleiros, representante da Escola Digital

10h30 – Apresentação da plataforma Escola Educa Mais
Palestrante: André Luiz Alves da Cunha, chefe da DITE

11h – Encerramento

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais