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A utilização pedagógica dos resultados foram discutidos. (Foto: Assessoria de Imprensa) |
Um grupo de coordenadores e supervisores de ensino fundamental de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), se reuniram na manhã desta terça-feira, 10, com a finalidade de transmitir mais informações sobre a utilização pedagógica dos resultados da Prova Brasil na perspectiva do planejamento para competências e habilidades nas escolas. Os temas discutidos nesse encontro visam contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A promoção do evento é da Secretaria de Estado da Educação (SEED). A reunião ocorreu no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP).
O encontro terá continuidade nesta quarta-feira, 11, com outro grupo de docentes. A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações da SEED, professora Joniely Cheyenne Cruz, frisou a importância dos encontros. "Essa é a oportunidade que temos para promover uma reflexão-ação na prática pedagógica dos docentes, à medida que a equipe de supervisores se prepara para enfrentar os desafios de uma prática focada no desenvolvimento de competências e habilidades pautadas no olhar da Prova Brasil", explicou a professora.
Os participantes da reunião ressaltaram a importância do conhecimento de todos os mecanismos da Prova Brasil, a exemplo da professora Maria Vieira, supervisora das séries iniciais do ensino fundamental da Diretoria Regional da Grande Aracaju (DRE 8). "Através desses encontros conhecemos melhor a dinâmica de aplicação da Prova Brasil e atuamos como multiplicadores junto aos docentes", disse a professora.
Essa foi também a opinião da professora Marilena Silva, coordenadora do ensino fundamental da regional sediada em Japaratuba (DRE 4). "O conhecimento da prova Brasil em todos os seus aspectos é essencial para o êxito dos exames, cujos resultados auxiliam o professor na correção de eventuais falhas e promoção de avanços no ensino básico", disse a professora.
O professor Elson Queiroz, especialista em língua portuguesa da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), também acha válida a aplicação da Prova Brasil que auxilia principalmente na área de comunicação e expressão. "O resultado da Prova Brasil serve como parâmetro para que sejam estipulados os caminhos e as formas de melhoria no ensino da linguagem e seus códigos", revelou Queiroz.
Prova Brasil
A Prova Brasil é um instrumento de avaliação do sistema educacional brasileiro, criado para auxiliar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas. O exame avalia habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas. É aplicada a cada dois anos a estudantes das séries finais de ciclos da educação básica, 5º e 9º anos do ensino fundamental. As médias de desempenho da Prova Brasil compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em cada estado brasileiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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