(Foto: Maria Odília) |
A gestão da política educacional executada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) não mede esforços quando o assunto é melhorar as condições de ensino nas escolas da rede estadual. Com esse compromisso, a superintendente executiva da SEED, Marieta Barbosa, recebeu nesta terça-feira, 26, uma comissão de alunos do Colégio Atheneu Sergipense para discutir as demandas apresentadas por eles e fazer os devidos encaminhamentos.
Como forma de dar maior celeridade às providências a serem adotadas, Marieta Barbosa comandou o encontro acompanhada da diretora do Atheneu, Angélica Jesus; das diretoras do Departamento de Alimentação Escolar e da Diretoria de Educação de Aracaju, Creuza Figueiredo e Lúcia de Góes; e ainda dos diretores do Departamento Administrativo e Financeiro e de Engenharia, Moacir de Santana e Carlos Melo, respectivamente. Participaram ainda técnicos do Departamento de Educação Física e da Assessoria Jurídica da SEED e Ascom.
O principal ponto da pauta de reivindicações apresentada pelos estudantes na reunião foi a qualidade da merenda oferecida a eles. Assim como no Atheneu, esse problema ocorreu devido à falência de três das empresas vencedoras da licitação e fornecedoras da merenda escolar para a rede estadual, fazendo com que várias unidades de ensino da rede estadual ficassem prejudicadas pela ausência de alguns componentes da merenda.
Marieta explicou aos estudantes os trâmites burocráticos que estão em curso para solucionar esse problema. De acordo com a superintendente da SEED, uma contratação emergencial já está sendo feita para suprir a ausência de itens da merenda e regularizar o fornecimento.
“Estamos discutindo essa questão desde quando fomos informados da desistência das empresas fornecedoras. E assumimos o compromisso, nesta reunião, de que após o carnaval o problema da merenda no Colégio Atheneu estará resolvido”, disse Marieta.
Ao afirmar que concorda com a reinvindicação dos estudantes, a diretora do Atheneu, Angélica Jesus, ressaltou que acompanha de perto o processo de preparo da merenda, e que, inclusive, almoça juntamente com os estudantes.
Condições de acolhimento
Para que o centenário prédio do Colégio Atheneu possa ser totalmente reformado, a SEED transferiu os estudantes matriculados lá para o prédio do Instituto Ruy Barbosa e para o Centro de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto, unidades de ensino localizadas uma ao lado da outra.
Ambos os prédios apresentam ótimas condições para receber os alunos do Atheneu e foram adaptados para melhorar as condições de acolhimento, como a climatização de todas as salas de aula.
Acontece que três aparelhos condicionadores de ar pararam de funcionar e foi motivo de reclamação por parte dos estudantes. “Já autorizamos a liberação de um suprimento de fundo, que irá possibilitar a contratação de uma empresa especializada para resolver esse problema”, disse Marieta aos estudantes.
Gestão
Os alunos do Atheneu apresentaram ainda outra reclamação, desta vez relacionada à nova gestão da escola, que assumiu há pouco mais de três meses. Ficou acertado durante o encontro que tanto os estudantes quanto a direção da escola irão estreitar os laços de relacionamento e melhorar a comunicação estabelecida entre as partes.
“Deixamos marcado para daqui a trinta dias outra reunião com os estudantes para discutirmos o andamento das providências tomadas neste encontro e avaliarmos a eficácia das medidas adotas”, concluiu a superintendente da SEED.
Fonte: Ascom Seed/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B