Teve início nesta segunda-feira, 17, e prossegue até o dia 21, sexta-feira, a matrícula nas escolas públicas estaduais para os alunos que pretendem permanecer estudando na rede, mas desejam mudar de estabelecimento de ensino. São os chamados alunos egressos. No ato da matrícula, eles deverão apresentar registro civil e carteira de identidade, além de documento de transferência ou declaração da unidade de ensino em que estudou com validade de 30 dias. Matrículas prosseguem até a sexta-feira, 21 (Foto: Juarez Silveira/Seed)
Os alunos que almejam ingressar numa escola da rede pública devem efetuar sua matrícula de 24 a 28 de janeiro. As matrículas tiveram início no dia 3 de janeiro para os alunos que permaneceram na mesma escola. A rede estadual de ensino conta com 396 escolas e mais de 210 mil alunos matriculados em 2010.
Muitas unidades de ensino, a exemplo dos colégios João Alves, Djenal Queiroz, Jackson de Figueiredo e Castelo Branco, disponibilizam um bom número de vagas. No Colégio Estadual Tobias Barreto, onde logo no início do dia foi verificada uma pequena fila, os pais e responsáveis recebiam senhas para matricular seus filhos. As 135 vagas para os turnos da manhã e da tarde se esgotaram logo no primeiro dia de matrícula dos egressos. Porém, existe disponibilidade de 300 vagas para o turno da noite.
Transporte
Para facilitar a execução das matrículas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou uma Topic para transportar os pais dos alunos para unidades de ensino em que houvesse sobra de vagas, caso a que eles procuravam já estivesse com as vagas preenchidas. Isto ocorreu no Colégio Tobias Barreto, onde as vagas do turno da manhã e tarde foram rapidamente preenchidas. Os pais foram encaminhados para o Jackson de Figueiredo, Valnir Chagas, João Alves Filho, Djenal Queiroz e Castelo Branco.
Nos demais estabelecimentos de ensino, a manhã do primeiro dia de matrícula para egressos aconteceu de forma tranqüila. No Colégio Médici, a auxiliar de Serviços Gerais, Joana Maria de Jesus, esteve matriculando as netas Beatriz, de 13 anos, e Caroline, de 12. As meninas estão se transferindo do Colégio Estadual Governador Valadares.
Segundo dona Joana, Beatriz e Caroline repetiram o ano e buscavam uma outra unidade para recomeçar. “Atendi ao pedido delas e vim matricular neste colégio que soube que é muito bom e ainda por cima fica perto do meu local de trabalho”, disse.
De acordo com o diretor do colégio Médici, professor Wilton de Oliveira, todo o processo acontece de forma tranqüila. Ele informou que das vagas ofertadas no turno da manhã, restam apenas 10 para o 2º ano de ensino médio. Para o período da tarde o colégio oferece 300 vagas, e mais 260 para o turno da noite. “Este número de vagas também servirá para os alunos de outras redes, que realizam suas matrículas no período de 24 a 28 de janeiro”, ressaltou o diretor.
Obras e matrícula
O período de matrículas também acontece de forma normal em escolas que ainda estão com suas obras de reforma em conclusão. Para matricular no Colégio Djenal Queiroz os candidatos à rede devem se dirigir ao antigo Colégio Salvador, na Avenida Ivo do Prado. O prédio abrigou o colégio ao longo do ano eletivo de 2010.
Já os candidatos a uma vaga no Colégio Estadual Castelo Branco deverão efetuar suas matrículas na sede do próprio colégio, localizado na Rua Luís Moura, no bairro Industrial.
A secretária Adjunta de Educação (Seed), professora Hortência Araújo, garantiu que nenhum aluno ficará fora da escola por falta de vagas. “A procura é maior que a demanda em muitas unidades de ensino, mas existem muitas outras unidades disponibilizando educadores capacitados e compromissados com o sucesso de seus alunos”, informou a secretária.
Maiores informações sobre vagas e matrículas poderão ser adquiridas através do telefone 088-285-5321.
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B