Sejuc realizará provas do Enem para sistema prisional

Depois do Enem virá o Enceja (Foto: divulgação/Sejuc)

A Secretaria de Justiça e Defesa ao Consumidor (Sejuc) estará realizando nos dias 28 e 29 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o Sistema Prisional de Sergipe. As inscrições se encerraram no último dia 21 com 74 inscritos e todos os cadastros foram enviados ao Ministério da Educação em Brasília pela Coordenação Educacional do Sistema Penitenciário. Esse ano, cada unidade ficou responsável pelo cadastramento dos inscritos através de seus coordenadores pedagógicos. O secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo vê com grande positividade a realização do Enem que assegura aos internos a certificação de que estão recebendo educação de qualidade nas unidades prisionais.

A organização do Enem nas unidades contará com salas de aula disponibilizadas exclusivamente para a realização das provas, que acontecerá na presença de um fiscal do Ministério da Educação, para que o Exame transcorra com total transparência A coordenadora Educacional do Sistema Prisional, Elane Marques explica que em 2010 cinco internos foram aprovados, sendo que um já se encontra em liberdade, outro está em prisão domiciliar e outros três se encontram na unidade prisional aguardando a entrega do certificado através do secretário Benedito de Figueiredo e do IIFS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, representado pela reitoria.

Para o diretor do Sistema Penitenciário de Sergipe, Manuel Lúcio Neto, o Enem é de grande relevância na vida dos internos tanto na prisão ou fora dela. Ele faz questão de ressaltar que um grande resultado foi obtido em 2010, quando um interno foi aprovado no Enem com pontuação elevada e hoje fora da prisão já está cursando Direito. O Enem se enquadra na concepção da Sejuc que tem por lema a ressocialização e reinserção social dos internos na sociedade, através da educação e profissionalização. Hoje todas as unidades prisionais oferecem acesso aos estudos tanto no Ensino Médio quanto no fundamental. O secretário Benedito de Figueiredo deixa claro em seu posicionamento que todo ser humano tem direito a educação e por estar em cumprimento de pena esse direito não pode em hipótese alguma lhe ser negado.

Enceja

Mas a Sejuc não para por aí e assim que forem realizadas as provas do Enem estará iniciando as inscrições para o Enceja, exame que testa a qualidade do ensino fundamental no Brasil. Elane Marques explica que o Enceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos em idade apropriada e afere competências, habilidades e saberes adquiridos tanto em processo escolar quanto extraescolar. O Enceja é utilizado principalmente para pleitear a certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

Da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais