Sem Fronteiras abre vagas para graduação sanduíche

Até o mês de abril deste ano, foram implementadas 20.115 bolsas pelo CsF (Foto: Ascom Brasil)

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) publicou, nesta quinta-feira (23), novas chamadas para graduação sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão. As inscrições vão de 4 de junho a 8 de julho de 2013. Para saber detalhes sobre o cronograma, o candidato deverá observar o texto de cada chamada.

Para se inscrever, o candidato deverá possuir nota do Enem igual ou acima de 600 em teste realizado após 2009. Portanto, os alunos/candidatos que ainda não possuem Enem, devem realizar a inscrição da prova clicando aqui até o dia 27 de maio. Além disso, para participar, o candidato também deve cumprir outros pré-requisitos como ser brasileiro ou naturalizado, estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do CsF, possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação.

Será dada preferência aos candidatos que foram agraciados com prêmios em olimpíadas científicas no País ou exterior ou que tiver tido ou estar usufruindo bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq (Pibic/Pibiti) ou do Pibid da Capes.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Até o mês de abril deste ano, foram implementadas 20.115 bolsas.

Capes e CNPq incentivam a produção científica no País
Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA
Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas de estudo na Alemanha
Bolsista do Ciência sem Fronteiras conquista o primeiro lugar em competição nos EUA
Enem tem mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Ascom Brasil com informações do Capes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais