Sem sapatos, meninas são barradas em escola

Um caso que tem se tornado frequente, demonstrando a falta de sensibilidade de alguns gestores de escolas em Sergipe, é em relação ao uniforme escolar. No início desta semana, duas irmãs de 13 e 14 anos, alunas da 5ª série do Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram barradas pela diretora da escola ao tentarem assistir as aulas. Uma calçava sapatilhas fechadas, enquanto a irmã mais velha calçava chinelos, já que possuí um problema de saúde ao qual a impossibilita andar de sapatos fechados.

De acordo com a mãe das garotas, que é trabalhadora autônoma, na última terça-feira, 12, após um período de quase dois meses sem aulas por conta da greve, as meninas assistiriam ao seu segundo dia de aula quando foram barradas.
“Na segunda-feira as meninas voltaram a assistir aulas normalmente após a greve dos professores, mas na terça-feira, elas já foram barradas. Eu não tenho condições de adquirir calçados novos para as meninas, e além disso, minha filha mais velha possui um problema de saúde em que ela não pode colocar nenhum calçado fechado nos pés”, conta.

A mãe das meninas explica que há quatro meses esteve na escola para falar sobre o problema. Segundo ela, a filha aguardava uma consulta no médico para poder solucionar seu problema. “É um absurdo porque agora elas estão em semana de aula e foram somente na segunda e na terça, por conta de elas serem barradas, nem na quarta-feira e nem na quinta, elas foram às aulas”, diz.

Acesso liberado

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) informou, por meio de sua assessora de Comunicação, que considera importante a utilização do uniforme, não apenas da calça e da blusa, mas do tênis que protege o pé. “Porém o que a secretaria orienta é que a condição socioeconômica tem de ser levada em conta. Se os pais alegarem à escola que não têm condições de arcar com todos os custos do uniforme, eles devem entrar em contato com a direção que já foi orientada pela Secretaria a garantir o acesso das crianças à escola”, destaca.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais