Semasc e Semed realizam rodada sobre Igualdade Racial

A ação também reitera a importância do 13 de maio, (Foto: Danilo França)

No ambiente escolar o racismo é algo que está sempre presente. O empoderamento das crianças desde a infância é absolutamente importante para que elas se tornem jovens seguros e saudáveis. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Assistência e Cidadania (Semasc) realiza mais uma vez o Ciclo de Diálogos sobre Igualdade Racial. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), as atividades ocorrerão em cinco escolas. Os encontros foram iniciados nesta quarta-feira, 10 e prosseguem até esta sexta, 12. A ação também reitera a importância do 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Mas a vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino, reforça que as atividades da secretaria no enfrentamento ao racismo não acontecerão apenas em alusão a datas comemorativas. “O trabalho da Semasc deve ser feito diuturnamente. O racismo não é sazonal, ele assola a vida das pessoas todos os dias. Tenho o compromisso junto com minha equipe de não realizar atividades só em caráter festivo, a promoção da garantia de direitos deve ser real”.

Para Laila Oliveira, gerente de Igualdade Racial da Semasc, entrar no universo infantil para desconstruir o racismo arraigado na cultura brasileira é uma grande oportunidade. "É justamente nesse período da vida onde a gente forma a nossa identidade, constrói a nossa autoestima e descobre tantas coisas que o racismo precisa ser combatido. Precisamos discutir essas questões desde a infância", defende.

Maíra Cerqueira, coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, acredita que os alunos precisam refletir sobre discriminação racial. "Nós sabemos que, assim como a população aracajuana, os alunos da rede pública de ensino em Aracaju são negros e nós precisamos trabalhar para que eles se reconheçam, reconheçam seus pares e entendam que a quantidade de melanina na pele não define caráter, capacidade ou inteligência".

Durante o evento será exibido o curta-metragem ‘Lápis de Cor', de Larissa Santos, que questiona a representação racial no universo infantil. Logo após, os alunos farão uma atividade relacionada às percepções do filme.

O QUE: Nova rodada de diálogos sobre Igualdade Racial nas escolas municipais

Sugerimos o seguinte local/dia para a cobertura:

ONDE: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Ribeiro. Rua Tenente. Cleto Campêlo, 382 – Dezoito do Forte.

QUANDO: 12/05 – Horário: 9h30

POSSÍVEIS FONTES:
Laila Oliveira, gerente de Igualdade Racial da Semasc
Maíra Cerqueira, coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed

CONTATO:
Joyce Peixoto (assessora da Semasc) : 99989-2770

Abaixo, as escolas que receberão a atividade:
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo
Data: 10/05 – Horário: 9h30
Bairro: São Conrado

Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenisson Ribeiro
Data: 10/05 – Horário: 14h30
Bairro: Mosqueiro

Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II
Data: 11/05 – Horário: 9h30
Bairro: Santa Maria

Escola Municipal de Ensino Fundamental Freitas Brandão
Data: 11/05 – Horário: 14h30
Bairro: Getúlio Vargas

Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Ribeiro
Data: 12/05 – Horário: 9h30
Bairro: 18 do Forte

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais