Semed debate sobre Penaic com professores municipais

(Foto: Jr Ramalho)

Cerca de 60 professores de São Cristóvão estiveram reunidos nesta terça-feira, 11, no Instituto Deus É Tudo, a convite da Secretaria Municipal de Educação. A reunião tem como objetivo tratar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PENAIC), programa do Governo Federal que tem o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

São Cristóvão aderiu ao PENAIC na esperança de aumentar, de fato, o índice de alfabetização na cidade. O programa possui quatro princípios fundamentais no processo de desenvolvimento pedagógico de cada criança: sistema de escrita alfabética, desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos, ampliação dos conhecimentos socioculturais, além de atenção voltada ao processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Mário Jorge, secretário de Educação, este é um importante passo para o desenvolvimento dos pequenos cidadãos. “Implementar este programa é uma prioridade nossa. Queremos alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa, matemática e auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Precisamos do esforço de todos vocês para que tenhamos sucesso”, enfatiza.

A equipe formada por orientadores da Educação será responsável por adequar professores e alunos aos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “Trabalhar com clareza e afinco. É assim que devemos fazer e não sermos apenas reprodutores de métodos nas escolas. O desenvolvimento dessas crianças depende de nós. As realizações aqui sonhadas serão construídas sempre em conjunto”, diz Andreza Batalha, coordenadora do PENAIC em São Cristóvão.

Formação

Os professores da rede municipal de São Cristóvão terão, durante dois anos, o curso presencial para professores alfabetizadores – conduzido pelos orientadores de Estudo. Baseado no Programa Pró-Letramento, o curso terá carga horária de 120 horas por ano, com metodologia voltada a estudos de atividades práticas.

“Faremos cursos específicos para trabalharmos com os professores durante esses dois anos. Temos certeza que muitas crianças entre seis e oito anos terão toda nossa ajuda para crescerem lendo e se desenvolvendo”, diz Enilene de Andrade Moura, uma das orientadoras selecionada pelos tutores da Secretaria de Educação.

Fonte: Ascom PMSC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais