Semed reúne professores para discutir sobre aprendizagem

Secretária apresenta os resultados da ANA para os professores (Foto: Walter Martins/Semed)

Buscar conjuntamente melhorias efetivas nos índices de alfabetização da rede municipal de ensino de Aracaju, esse foi o objetivo das reuniões que aconteceram na tarde e na noite desta quinta-feira, 23. À tarde, a reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Antônio da Costa Melo, já à noite, a reunião aconteceu no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à EMEF Presidente Vargas.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, reuniu todos os professores dos 1°, 2° e 3° anos iniciais do Ensino Fundamental da rede da educação de Aracaju e apresentou os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que tem como objetivo aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

A ANA foi realizada em 2016 em todas as escolas de ensino fundamental do país. Sergipe, seguindo uma tendência nacional, se destacou por apresentar baixos índices de aprendizagem. De acordo com a secretária, Maria Cecília Leite, os índices de Aracaju preocupam a nova gestão. “Apesar dessa avaliação não ter acontecido em nossa gestão, nós estamos aqui discutindo esses resultados e buscando melhorias conjuntamente, porque nós precisamos ouvir os nossos professores. São eles que estão no chão da escola e são eles que conhecem a realidade dos alunos em sala de aula. Vamos trabalhar em conjunto para a nossa educação avançar, para que Aracaju apresente melhorias na próxima avaliação”, destaca.

Maria Josanete Santos é professora do 3° ano da EMEF Ágape, umas das escolas com os melhores índices de aprendizagem, de acordo com a ANA, falou sobre o que achou da reunião. “Eu achei a reunião extremamente pertinente, isso nunca foi feito antes, acredito que é assim que nós vamos encontrar soluções, juntos, professores e gestão. Porque a gente sabe identificar os nossos pontos fracos, mas em conjunto podemos potencializar os nossos pontos fortes”, analisou.

Na ocasião, a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Ana Débora França, lembrou que, em 2016, a Secretaria enfrentou problemas com a paralisação do transporte escolar, a suspensão da merenda, entre outros problemas. Tudo isso influenciou para que os resultados de município de Aracaju não fossem satisfatórios. Ana Débora explicou que “em 2017 a Semed restabeleceu os serviços básicos de transporte, merenda e limpeza das escolas e agora é hora de investir no pedagógico para que juntos possamos refletir sobre esses resultados e para que, em 2018, possamos obter resultados melhores”, afirma.

Avaliação Nacional da Alfabetização

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma prova que objetiva aferir os níveis da alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano, ela é realizada bianualmente pelo MEC. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Fonte: PMA

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