Seminário discute acessibilidade de crianças deficientes

Seminário ocorreu esta manhã (Fotos: Portal Infonet)

O acesso de crianças deficientes de 0 a 18 anos na escola foi tema de seminário na manhã desta segunda-feira, 14. O evento tem como objetivo formar gestores estaduais e municipais do Programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na Escola. O encontro, promovido pelo Governo do Estado, segue até o dia 16 de outubro, no Riverside Farol Hotel, no bairro Coroa do Meio.

A coordenadora de Políticas da Secretaria de Estado Dos Direitos Humanos e da Cidadania, Raquel Pacagnella, explica que o foco principal da atividade é capacitar os municípios com aplicação de questionários. “Dentro do programa tem aplicação dos questionários para os beneficiários porque muitas dessas pessoas que recebem o benefício não estão na escola. O programa é voltado para as pessoas  de 0 a 18 anos que tenham deficiência e que tenham renda percapita de ¼ de salário mínimo. A ideia é ir até essas pessoas, ver se elas estão na escolas e cruzar os dados. Vamos identificar quais são as barreiras de acesso, sejam elas físicas, se a escola não apresenta acessibilidade ou até barreira do comunicação, no caso de o professor não ter preparo. E depois de identificadas a gente promover meios de romper essas barreiras. Vamos capacitar esse grupo de gestores”, explicou Raquel.

Raquel Pacagnella

O Programa BPC na Escola é o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias instituído pela Portaria Interministerial MDS / MEC/  MS / SEDH nº 18,de 24 de abril de 2007. É um programa do Governo Federal que envolve o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEH/PR).

Programação

Na segunda-feira, 14, o seminário contará com apresentações culturais envolvendo pessoas com deficiência e serão ministradas as palestras acessibilidade e inclusão educacional e social e plano viver sem limites: direitos humanos, direitos da pessoa com deficiência. Haverá ainda um painel sobre o Programa BPC na Escola, apresentação do questionário que será aplicado entre os beneficiários pelo representante do grupo gestor interministerial e leitura, análise e esclarecimento de dúvidas sobre o questionário.

Na terça-feira, 15, acontecem oficinas para simulações de aplicação do questionário, painel sobre as ações intersetoriais e aplicativos do Programa BPC na Escola. Já na quarta-feira, 16, o encerramento do curso terá a palestra Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, quadro situacional do Estado de Sergipe no programa BPC na Escola e exposição de banners.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais