Senac inicia nova turma do Programa Miniempresa

As aulas são desenvolvidas ao longo de 15 semanas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Na noite da última terça-feira, 30 de maio, o Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deu início a uma nova turma do Programa Miniempresa, fruto da parceria com a Junior Achievement, associação americana presente no Brasil. O objetivo é despertar o espírito empreendedor entre os jovens, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando acesso ao mercado de trabalho. Promovido pela Plataforma de Engajamento – Senac Pleno e Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, o programa, que acontece desde 2013 na instituição, ajudou a formar mais de 300 alunos.

As aulas são desenvolvidas ao longo de 15 semanas e os participantes aprendem conceitos de produção, livre iniciativa, mercado, comercialização. Eles são acompanhados por quatro empresários voluntários, especialistas nas áreas de finanças, marketing, recursos humanos e produção.

O coordenador do Senac Pleno, professor Antônio Ramos, explicou que, ao final do projeto, os alunos irão ajudar uma instituição beneficente. “Pensamos em desenvolver esse projeto com ex-alunos pois percebemos que muitos deles não tiveram condições de conseguir um emprego imediatamente, então, com a reestruturação do Banco de Oportunidades, resolvemos direcionar o projeto para os egressos. Eles vão passar por 15 jornadas, sob orientação de quatro voluntários e da coordenação geral da Junior Achievement, e vão criar uma miniempresa que vai produzir e comercializar algum produto. O dinheiro apurado com as vendas, após o pagamento dos acionistas, será doado a uma instituição beneficente, como foi ano passado quando a miniempresa I9 Biju fez uma doação ao Gaac”, explicou o professor.

A gerente-executiva da Junior Achievment, Rosimeire Cruz, destacou a parceria com o Senac/SE. “Encontrar em Paulo do Eirado um apoiador desse projeto é muito importante, pois a pessoa que abraça a educação empreendedora é valiosíssima. Fazer com que essas moças e rapazes retornem ao Senac, dando a eles novas oportunidades, é uma bela atitude. Nosso intuito é que eles saiam daqui mais maduros tanto com a ideia de serem donos de seus negócios, quanto profissionais diferenciados dentro de uma empresa”, disse Rosimeire.

Ampliar conhecimentos

Quando se inscreveu no projeto, André Luiz não sabia bem o que ia encontrar pela frente. Movido pela curiosidade e desejo de ser um profissional cada vez mais preparado, o ex-aluno do Curso Técnico em Logística resolveu participar do programa. “Para mim está sendo uma caixinha de surpresas. Não sei o que vou encontrar, mas tenho certeza que virá muito conhecimento pela frente, afinal foi assim em todos os cursos que fiz pelo Senac”, disse.

Para ele, o empreendedorismo pode ser uma saída para enfrentar a crise econômica e o desemprego. “Desde que a pessoa seja uma profissional qualificada e traga inovações para o mercado, pois existem várias pessoas fazendo a mesma coisa. Então se ela consegue fazer aquela atividade de uma maneira diferente, vai se destacar em meio às outras”, observou.

Fonte: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais