Senar forma turma de Produtor de Olerícolas em Japoatã

Concludentes do curso exibem os certificados (Foto: Divulgação Senar)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (SENAR-SE) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Rural) formou nova turma no curso de Produtor de Olerícolas. Dessa fez a entrega dos certificados aconteceu no povoado Ladeirinhas, em Japoatã.

Este foi o primeiro curso desenvolvido no povoado e teve como objetivo capacitar 20 agricultores no desenvolvimento de produção de olerícolas (legumes, raízes, bulbos, tubérculos, talos, folhas, flores, frutos e sementes), além do manejo adequado do solo e da seleção de insumos dentro dos moldes da agricultura orgânica.

Segundo a coordenadora do Pronatec no município, Maria Gezilda Correia, o curso teve uma grande procura. “Eles têm a terra, mas não tinham conhecimento, foi por isso que houve um número de matrícula muito bom. As pessoas querem aprender, querem se capacitar para mudar de vida e graças ao esforço deles e ao SENAR eles tiveram essa oportunidade”.

Já a secretária municipal de Assistência Social da Prefeitura de Japoatã, Edna Maria Guimarães Pinheiro, relatou que o município não conta com empresas e indústrias e as únicas fontes de renda é a administração municipal e a agricultura. “Só temos a agradecer ao SENAR por oferecer a oportunidade da população aprender algo novo, junto com o Pronatec foi suprida uma necessidade que existia. A administração municipal só tem a agradecer pelo SENAR ter atendido o nosso pedido e espero que venham outros cursos”.

Dois meses de aulas prática e teórica, duas instrutoras (uma com foco na teoria e prática da produção de olerícolas e outra com foco em empreendedorismo), mais de 10 apostilas doadas a cada aluno e uma bolsa de R$200 mensais.  Com este saldo, o curso atinge o objetivo e motiva a comunidade local a vivenciar a produção de alimentos orgânicos.

“As aulas aconteceram em dois lugares: as teóricas na Associação de Moradores do povoado e as práticas na escola agrícola. As aulas teóricas aconteceram em duas semanas inteiras, depois algumas vezes a gente se deslocava para revolver composto, para fazer réguas, então em algumas vezes tivemos de sair da aula teórica para a aula prática também”, explica a instrutora de Teoria e Prática do SENAR Sergipe, Itamara Araújo.

Das 20 pessoas que se inscreveram para o curso, todas finalizaram o processo e receberam o certificado de conclusão.  A instrutora acredita que esta adesão pode ser atribuída ao fato da proposta séria de trabalho desenvolvida com a comunidade local.  “É difícil a gente falar, mas eu procuro promover muito o aspecto da vida. Eu tenho um processo de incentivar, talvez seja isto, também tivemos uma relação muito próxima”.
Para a agricultora Joana dos Santos o aprendizado é muito importante. “Já trabalhava na agricultura, mas não desse jeito que os instrutores nos ensinaram, inclusive aprendemos a lidar com produção sem veneno, produto orgânico”.

Além de ter a chance de aumentar a renda familiar outros aspectos passarão por mudanças na vida da família de Joana. “Acredito que irá melhorar a saúde da minha família porque não usaremos mais agrotóxicos. Eu penso que a comunidade se juntará para formar uma pequena cooperativa e vender produtos orgânicos”.

Nízia Carla que também é agricultora achou interessante a proposta do curso e resolveu fazer sua inscrição. “Graças a Deus aconteceu o que eu esperava, houve uma mudança profunda do meu conhecimento. Como um psicológico, vou ajudar a trabalhar com a terra e com as pessoas”. O curso deixa saudade. “Ah, se tivesse mais aula eu queria ir de novo. Se fossem cinco meses, um ano, eu faria tudo novamente”.

Fonte: Ascom SENAR/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais