Senar realiza curso de operador de máquina em Arauá

Curso é gratuito (Fotos: Divulgação)

Operar máquina agrícola de última geração, equipada com GPS e tração nas quatro rodas e que custa R$ 200 mil será o ‘trabalho’ de 45 alunos do curso de Operador de Máquinas Agrícolas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Sergipe.

As aulas que acontecem na cidade de Arauá, distante 82 quilômetros da capital sergipana são gratuitas e tem carga horária de 40 horas, sendo oito horas de aulas teóricas e 32 de praticas. A capacitação é dividida em turmas para iniciantes e profissionais. As aulas teóricas acontecem na Escola Estadual Joaldo Costa Carvalho que atualmente funciona como polo de Educação a Distância da Universidade Federal de Sergipe, já as práticas serão realizadas na Fazenda Gandu.

Segundo o superintendente do SENAR, Dênio Leite, o desafio é levar a tecnologia aos produtores e trabalhadores. “As máquinas antigas eram simples e as atuais são dotadas de tecnologia de ponta, como GPS, ar condicionado, sensores, direção hidráulica, entre outros equipamentos. Então, temos que retirar do campo a figura do tratorista e substituir pela do operador de maquinas e implementos”, ressaltou.

Dênio Leite, superintendente do Senar

Segundo o último censo do IBGE, Arauá tem 12 mil habitantes e parte da população vive da agricultura familiar. O que demonstra que em breve essas pessoas terão que estar capacitadas. Um exemplo da necessidade de operadores de máquinas agrícolas está no Cinturão do Milho – Itabaiana, Simão Dias e Carira, onde faltam profissionais e sobram vagas de emprego. “Antigamente acreditava-se que o homem da roça não tinha o direito de estudar, de se qualificar, o trabalho era aprendido no campo com os pais, mas a realidade hoje é diferente”, disse Dênio.

Representando a prefeita de Arauá, Ana Helena Costa, a secretária de Saúde da cidade Francielle Costa deu as boas vindas aos estudantes e destacou a importância da união com o SENAR. “A Prefeitura apoia a parceria, pois dessa forma podemos ajudar nossos produtores rurais que precisam ser qualificados. O melhor é que o SENAR tem um diferencial, não tira o homem de seu trabalho no dia a dia, vai até ele”, observou.

Roger Santos

A expectativa entre os alunos para o primeiro dia de aula era grande. Daniel Ferreira de 20 anos está desempregado e nunca trabalhou com trator, quando soube do curso, viu a oportunidade de conseguir um emprego. “Vim porque sei que é uma área que está em crescimento no estado e que vai melhorar meu curriculum. Ao final do curso posso estar trabalhando”.

O administrador de fazenda e técnico agrícola, Roger dos Santos tem experiência em dirigir trator, no entanto, quer aprender a guiar os veículos mais modernos. “Quem tem uma máquina de R$ 200 mil não vai entregar a um profissional que não sabe utilizar, então, como utilizo equipamentos mais antigos, vim me modernizar”. Roger já é um velho conhecido do SENAR, pois quando tem oportunidade, participa das capacitações. “O conhecimento morre com a gente, então, não deixo de fazer cursos, participar de palestras e seminários”.

Os alunos receberam a garantia do instrutor do SENAR, Sérgio Filipin que ministrará as aulas de que o tempo em que estarão reunidos será muito proveitoso. “Não importa de onde você saiu, mas aonde você quer chegar. Então, darei o meu melhor para que todos concluam bem o curso”, adiantou.

Futuro

O SENAR estará presente em Arauá com outros cursos. Serão ofertados inclusão digital e corte e costura, além do Ensino à Distância com o curso de Técnico em Agronegócio. Este último será gratuito terá carga horária de 1.520 horas, distribuídos em 24 meses.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Integrante do chamado Sistema S, o SENAR não tem Unidades de Ensino. Por decisão institucional, as salas de aula são os locais onde o trabalhador e o produtor rural atuam. Pode ser numa área de plantação, num galpão da propriedade, embaixo de uma árvore e até na casa de um dos participantes do curso. Todas ações de promoção social, capacitações e cursos do SENAR são oferecidos, gratuitamente, a pessoas do meio rural associadas, direta ou indiretamente, aos processos produtivos agrossilvipastoris.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais