‘Sergipe Alfabetizado’ vai beneficiar 305 internos em 2009

Professor Genivaldo Martires verifica material / Foto: Fernandes Filho
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Ministério da Educação (MEC) e o Banco do Brasil, através do projeto ‘BB Educar’, iniciou na manhã desta segunda-feira, 15, as aulas de alfabetização para os internos do sistema prisional de Sergipe.

O programa ‘Sergipe Alfabetizado’ nos presídios sergipanos, que chega ao segundo ano, começou com uma cerimônia oficial de abertura no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), unidade prisional com a turma de melhor média na edição que aconteceu entre março e novembro de 2008.

Nos próximos oito meses, o ‘Sergipe Alfabetizado’ vai beneficiar um total de 305 internos com aulas durante quatro dias na semana, numa carga de 12 horas semanais. Foram formadas 14 turmas, distribuídas no HCTP, no Presídio Feminino (Prefem) e nos presídios de Areia Branca, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), Manuel Lúcio Neto, fez questão de conscientizar os internos sobre a iniciativa para formar novos cidadãos. “O programa mostra o compromisso da Sejuc, através do Desipe, junto a essas parcerias, em elevar o grau de instrução de vocês. Boa sorte e que esse seja apenas um degrau da escada que é a vida”, disse.

Já o diretor do HCTP, Thiago Rodrigues, falou sobre a importância de beneficiar os internos cuja avaliação clínica os identifica como portadores de deficiência mental. “A partir das aulas faremos a observação da reintegração social, pois elas servirão para avaliar o comportamento e evolução do tratamento dos matriculados, além de criar novas perspectivas de trabalho e estudo”, explicou. Ainda na cerimônia, o diretor cumprimentou a nova turma de alfabetizandos. “Parabenizo a todos pelo empenho em estudar e que vocês sirvam de espelho aos demais”, afirmou.

Estrutura

Os 20 alunos do HCTP receberam um kit estudantil contendo um livro de alfabetização, caderno e lápis. Durante o curso, eles irão responder três provas. De acordo com a com a coordenadora pedagógica da Sejuc, Elane Marques, ainda nesta segunda-feira todos os 305 alunos matriculados irão receber os kits. Ela explicou ainda que o Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju, e o Cadeião de Nossa Senhora do Socorro poderão participar do programa no lançamento de novas turmas, que acontecerá em setembro e novembro deste ano.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais