Sergipe apresenta déficit gritante em Educação Infantil

Sergipe não atende à demanda da educação infantil
Na manhã desta sexta-feira, 27, um grande grupo de professores e gestores da educação infantil em Sergipe compareceu à Escola do Legislativo, na Praça Fausto Cardoso, para acompanhar as discussões do I Encontro Estadual de Educação Infantil. Promovido pelos mandatos do deputado Federal Iran Barbosa (PT) e da deputada Estadual Ana Lúcia (PT), o evento teve como objetivo discutir a necessidade das políticas públicas garantirem o direito à educação para crianças de zero a cinco anos de idade.

Segundo o deputado Iran Barbosa, o acesso à educação infantil, além de uma necessidade do brasileiro, é um direito assegurado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Essa prerrogativa, no entanto, não vem sendo garantida de forma plena pelo poder público. Para ele, é necessário organizar esforços entre União, Estado e Município para atender à demanda de Sergipe.

Professores e gestores em educação infantil acompanharam as discussões
“Há um déficit de atenção gritante nessa área e nossa proposta aqui é discutir formas de ampliar essa assistência às crianças pequenas. São graves os problemas na infra-estrutura das creches e pré-escolas, afora a inexistência de projetos consistentes de formação continuada para os professores e do atendimento à população em idade para educação infantil”, explica o deputado.

De acordo com a professora da UFS e representante do Fórum Sergipano de Educação Infantil, Maria Cristina Martins, dados de 2005 comprovam que Sergipe oferta apenas 3,5% de matrículas para a educação infantil em relação à demanda do Estado. O que piora, segundo ela, é o fato de 70% da rede estarem concentrados em Aracaju, pois, dessa forma, muitos municípios sergipanos ficam sem o atendimento adequado.

Deputado Federal Iran Barbosa
“Precisamos defender uma política de criação e ampliação de matrículas em creches e pré-escolas, bem como a construção de novas unidades educacionais. São necessários, também, investimentos na formação de professores em educação infantil e a realização de um concurso público específico para essa área”, enumera Maria Cristina, destacando que a UFS lançará um curso de especialização em educação infantil em 2010.

Ainda segundo a especialista, o contato da criança com a educação desde os primeiros anos de vida é de extrema importância para seu desenvolvimento afetivo e social. “Todas as pesquisas comprovam que esta fase é fundamental para a criança aprender a se socializar. É um equívoco dizer que a criança vai à escola ou à creche apenas para aprender a ler e escrever. Nesses espaços ela aprende a conviver com o outro, a ler o mundo. Esse contato primário auxilia em seu processo de aprendizado por toda a vida”, explica Maria Cristina.

Por Helmo Goes e Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais