Sergipe pleiteia junto com outros estados o adiamento do Enem

Diversas frentes já solicitaram o adiamento das provas (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em nota encaminhada à imprensa neste sábado, 16, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) afirmou que vem dialogando com outros estados brasileiros para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) adie as provas do Enem, previstas para o mês de novembro, em razão da pandemia da Covid-19.

Além da Seduc, entidades estudantis também já levantaram bandeira para que as provas sejam adiadas. A preocupação é com estudantes de escolas públicas que, com as aulas suspensas, acabem não realizando a inscrição para o Enem por falta de acesso ao sistema ou à internet – já que muitos são de classes sociais com menor poder aquisitivo. Em informação divulgada pela Agência Brasil, nesta sexta-feira, 15, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que já solicitou ao presidente Jair Bolsonaro a reavaliação das datas do Enem. O presidente teria dito que pensará sobre o assunto.

Embora a situação ainda não esteja definida, a Seduc informou que escolas estaduais estão se mobilizando e apoiando os alunos, oferecendo suporte via internet e telefone, com plantões de dúvidas, por exemplo, para auxiliá-los no processo de inscrição. As inscrições do Enem foram iniciadas no dia 11 de maio e se encerram no dia 22 do mesmo mês. Até este sábado, 16, 3 milhões de pessoas haviam realizado inscrições.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para universidades públicas em todo o território nacional. A nota obtida na prova também permite que o aluno participe de programa de bolsas em instituições privadas.

Por Ícaro Novaes
Com informações da Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais