Sergipe volta ao 1º lugar no exame da OAB

Sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe
Com 39,91%, o Estado de Sergipe se destaca, mais uma vez, em primeira colocação no último Exame de Ordem realizado no ano passado de forma unificada em 25 Estados Brasileiros. O resultado foi divulgado agora pela Fundação Cespe, responsável pela elaboração e correção das provas. Em segunda colocação, destaca-se o Estado do Piauí, com 37,6% dos candidatos aprovados, e, em terceira, ficou o Ceará, com 36,64% em aprovação.

Entre os dez Estados que obtiveram as primeiras colocações no Exame de Ordem, sete estão na Região Nordeste. “A excelência dos cursos jurídicos do Estado de Sergipe deve-se à existência de poucas instituições formando seus bacharéis”, conceitua o advogado Dilson Lima, coordenador do Exame de Ordem Unificado da OAB/SE. “Resta demonstrado que, quanto menos cursos jurídicos existentes, melhor é a qualidade do ensino”, diz.

Para Dilson Lima, o baixo índice de aprovação “é resultado de falta de comprometimento de algumas instituições de ensino jurídico”. No entanto, ele acredita que há muitas instituições de ensino superior no país que oferecem curso jurídico comprometidas com a qualidade do ensino. “Vale lembrar que, a partir do primeiro Exame de Ordem de 2009, o Estado de São Paulo estará integrado na unificação do Exame de Ordem, resultando uma melhor visão da qualidade do Ensino Jurídico no País”, conceitua.

Dilson analisa que a unificação total do Exame de Ordem no Brasil como qualificador e abalizador do Ensino Jurídico depende, única e exclusivamente, da adesão do Estado de Minas Gerais. “Temos a certeza, diante da sensibilidade do Presidente daquela Seccional, que Minas não medirá esforços para, em breve, contribuir com o engrandecimento da advocacia e do ensino jurídico”, observa Dilson.

Os resultados definitivos do Exame de Ordem 2008-3, por instituições de ensino e por Seccionais serão publicados a partir do dia 11 deste mês.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais