Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) decidiram na manhã desta quinta-feira, 16, em assembléia extraordinária, a paralisação das atividades no dia 21 de outubro. O ato é um reflexo do Dia Nacional de Luta, com manifestações por todo o país. Paralisação do dia 21 terá suporte em ato realizado no hall da reitoria
De acordo com a presidente do Sindicado dos Técnicos Administrativos da UFS (Sintufs), Edjanária Borges, os servidores farão o ato de protesto no hall da reitoria, a partir das 9h, com panfletagem e discussão das reivindicações.
Entre as principais exigências estão o cumprimento do termo de acordo estabelecido em 2007, reposicionamento dos aposentados e pensionistas, retorno da ascensão funcional, defesa dos hospitais universitários, concurso público imediato e autonomia com democracia nas universidades.
Já em âmbito local, os trabalhadores cobrarão do reitor Josué Modesto, entre outras coisas, a garantia de melhores condições de trabalho e o retorno do pagamento da insalubridade e periculosidade para servidores que trabalham em ambientes que ofereçam riscos à saúde.
De acordo com Edjanária, a possibilidade de greve não foi descartada, mas é algo que ainda não se tem previsão. Ela ressalta, contudo, que a paralisação do dia 21 só foi motivada pelo não cumprimento do acordo feito na última greve, em 2007.
“É necessário que a sociedade entenda que nós também não gostamos de fazer greve e que elas não ocorrem por acaso. Acontece que os acordos feitos não são cumpridos e essa é a única forma de manifestarmos”, explica a sindicalista.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B