Uma assembleia ocorre logo mais no Sintufs (Foto: Portal Infonet) |
Contra a PEC 241, os trabalhadores técnico-administrativos da UFS realizam logo mais às 14h, mais uma assembleia com todos os servidores para decidir sobre a possibilidade de uma Greve Geral. O objetivo é para barrar a proposta que, se aprovada, irá congelar por 20 anos os investimentos em áreas essenciais para a população, como saúde, educação, assistência social, transporte e segurança.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), a mobilização de greve é nacional e em Sergipe deve acontecer na próxima segunda-feira, 31. “Ontem, a PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e nós não podemos permitir que essa medida seja aprovada no Senado. A categoria já não suporta mais aguardar para uma ação mais incisiva. Será uma mudança impactante no ponto de vista de politica sociais e por isso vimos a necessidade da categoria se manter alerta”, diz.
A PEC cria um teto de despesas primárias federais que será reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), impondo limites individualizados para os poderes Executuivo, Judiciário e Legislativo. Entenda a PEC
“A medida propõe limitar, durante 20 anos, o ritmo de crescimento dos gastos da União à taxa de inflação. Quem descumprir o limite será penalizado e ficará impedido de contratar pessoal, fazer concurso público, conceder reajuste aos servidores, criar cargos ou função que implique em aumento de despesa e alterar a estrutura de carreira que implique aumento de despesa. As despesas com as duas áreas deixarão de representar uma parcela fixa da receita da União a partir de 2018, tendo garantida apenas a correção pela inflação, como as demais despesas. Para 2017, excepcionalmente, a saúde ficará com 15% da receita corrente líquida e a educação, 18% da arrecadação de impostos.”
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B