Sessão especial da CMA debate primeiro emprego

Na manhã desta segunda-feira, 16, a sessão plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi palco de um debate sobre o primeiro emprego. Requerida pelo vereador Moritos Matos (PDT), a sessão especial na CMA contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho, José Macedo Sobral, da supervisora do CIEE, Karina Costa Oliveira, e do representante da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), José Fontes Felix.

Segundo Matos, o objetivo da sessão especial é saber que medidas têm sido tomadas no sentido de facilitar a entrada de jovens sergipanos no mercado de trabalho. “Eu, que moro na Zona Norte, sou sempre procurado por jovens que buscam um primeiro emprego e às vezes encontram dificuldades. A idéia desse debate é que nós tomemos conhecimento das medidas adotadas pela gestão, sobretudo municipal, para dar a esses jovens a oportunidade do primeiro emprego”, diz o vereador.

De acordo com ele, ainda não há nenhuma ação da CMA que enfoque o primeiro emprego para os jovens. “Vamos ouvir as autoridades competentes e, a partir daí, tirar nossas próprias conclusões. Isso pode contribuir, inclusive, para que a CMA possa agir nesse sentido, criando um projeto de lei que venha a beneficiar esses jovens, por exemplo”, destaca Matos.

ProJovem Trabalhador

Secretário de Estado do Trabalho, José Macedo Sobral, destaca o ProJovem
Entre as ações destacas pelo secretário de Estado do Trabalho, José Macedo Sobral, está o ProJovem Trabalhador, um programa do Governo Federal que já formou mais de 5000 jovens em Sergipe por meio de cursos de qualificação.

“O ProJovem Trabalhador tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho visando não só a empregabilidade, mas também a geração de renda para ele. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de família com renda per capta de até meio salário mínimo. A meta é de 28.500 jovens qualificados até 2011”, explica Macedo.

Ainda segundo ele, a secretaria tem atuado diretamente junto às empresas, oferecendo a elas os jovens formados no ProJovem e nos demais programas do governo. “O jovem que passa pelos nossos programas vai para um banco de dados. Então nós mantemos contato com as empresas e estimulamos para que elas contratem nossa mão-de-obra qualificada. Nossa preocupação não é despejar esses jovens no mercado de trabalho, mas formar profissionais com qualidade”, finaliza o secretário.

Aprendiz Legal

Karina Costa, supervisora do CIEE
Já a supervisora do CIEE, Karina Costa Oliveira, levou ao conhecimento dos vereadores o programa Aprendiz Legal, uma parceria entre o CIEE e a Fundação Roberto Marinho. Apoiado na Lei 10.097/2000, o programa capacitou cerca de dois mil jovens sergipanos desde sua implantação, número que a supervisora acredita que pode ser maior caso haja mais divulgação.

“O Aprendiz Jovem acontece desde 2000, mas muita gente ainda não sabe como ele funciona. Dele podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou o médio. O programa garante oportunidades iguais para todos, através de uma metodologia que privilegia o desenvolvimento das competências de cada um. A cada mês formamos turmas, e já qualificamos cerca de 2000 jovens em todo o Estado”, destaca Karina.

Para a supervisora, a falta de qualificação ainda é o principal obstáculo dos jovens na busca do primeiro emprego. “Alguns não conseguem nem preencher um formulário no nosso site pois desconhecem a internet e as ferramentas da informática. As empresas não vão dar oportunidade a um jovem que não tenha um conhecimento básico de informática. Elas querem pessoas que possam formar carreira dentro da empresa”, diz.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais