Simula Enem: candidatos devem ficar atentos ao horário das provas

A aplicação se dará em dois domingos, sendo o segundo no dia 1º de setembro (Foto: Eugênio Barreto)

Os candidatos que participarão do Simula Enem no próximo domingo, 18, deverão ficar atentos aos horários de aplicação, já que neste ano não haverá horário de verão, como em 2018. A aplicação se dará em dois domingos, sendo o segundo no dia 1º de setembro. Consulte aqui o local de prova.

A realização em duas datas se adequa aos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões estarão abertos a partir das 12h e se fecharão às 13h. Neste domingo, as provas serão aplicadas no horário das 13h30 até às 19h. Já no dia 1º de setembro, a aplicação também se dará das 13h30 às 18h30.

Os candidatos já podem consultar os locais onde acontecerão as provas, através do endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Ao todo, 10.295 pessoas se inscreveram para o Simula Enem. O número de inscritos ultrapassa o do ano passado, que foi de 10.029. No primeiro dia de provas, os alunos testarão os conhecimentos de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Simula Enem

O Simula Enem, promovido pelo Programa Pré-Universitário da Seduc, através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), tem como o objetivo preparar os estudantes para os dois dias de provas do Enem 2019. As provas são destinadas a estudantes matriculados no Pré-Universitário, na 3ª série do ensino médio ou em qualquer etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJAEM) da rede pública estadual.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliane Passos, tudo será feito exatamente como acontece durante o Enem. “Abertura dos portões, recepção dos alunos, documentação apresentada por eles na chegada, duração da prova. O Simula Enem trará questões inéditas produzidas por um grupo seleto de professores do Programa Pré-Universitário, cuidadosamente elaboradas em todas as áreas do conhecimento e seguindo a mesma metodologia do Enem”, disse.

Para Eliane Passos, o Simula Enem serve como um termômetro para os alunos verificarem como estão os seus conhecimentos e a capacidade de resolução das provas. “É uma oportunidade de o estudante se preparar física e psicologicamente, tendo também a oportunidade de se autoavaliar. Ao sair o resultado, ele poderá verificar em qual área se saiu melhor ou em qual não foi tão bem. Com isso ele verá onde deve reforçar os estudos”, explicou.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais