Sindipema: denúncia de atrasos e falta de alimentos

Presidente do Sindipema diz que situação é lamentável (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Sem previsão do pagamento do salário dos aposentados, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses Santos, em entrevista ao Portal Infonet na manhã desta segunda-feira, 17, falou sobre os problemas que tem enfrentado nas escolas da rede municipal. De acordo com o sindicalista, além do atraso no pagamento dos salários, os professores lidam com a falta de itens para a alimentação e de transporte para os alunos.

“O que vivemos hoje nas escolas e creches é muito triste, falta merenda escolar. Hoje o que temos nas escolas são somente os produtos da agricultura familiar como frutas e verduras. Já acionados o MPF [Ministério Público Federal] para o acompanhamento do recurso do Fundeb, porque a verba chega e não sabemos o que é feito com os recursos”, lamenta o sindicalista que fala também da interrupção do transporte escolar.

“Pais de alunos já protocolaram junto ao MPE [Ministério Público Estadual] denúncia sobre a falta de transporte nas escolas Carvalho Neto, Anízio Teixeira, Freitas Brandão e Laonte Gama. Nessas escolas os alunos estão sem o transporte escolar porque foi suspenso”, destaca.

Sobre o pagamento dos salários, o presidente do Sindipema diz que já entrou com uma ação na Justiça. “Nós já entramos com uma ação no Tribunal de Justiça para pagamento dos salários em dia, mas até o momento não foi julgado. O que sabemos é que não há informação sobre o pagamento dos aposentados. Já os ativos de letras A a O começaram a ser pagos na quinta-feira,13, e estamos aguardando hoje o término das letras”, diz.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretária Municipal da Educação (Semed), a informação em relação a merenda escolar é que somente itens como feijão, arroz e carne não estão sendo fornecidos. Sobre a falta de transporte, bem como a falta de outros itens na alimentação escolar a resposta é que o problema acontece pela falta de dinheiro. De acordo com a assessoria de comunicação houve falta de pagamento para as empresas contratadas para fazer o transporte e por isso, foi suspenso. A assessoria diz que aguarda a secretaria de finanças fazer o repasse para que os pagamentos sejam feitos.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais