Sintese apresenta emendas aos deputados

Membros da direção executiva do SINTESE estiveram na última sexta-feira, 4, na Assembleia Legislativa para entregar duas propostas de emendas aos projetos de lei que tratam do retorno da Gratificação por Atividade Pedagógica I – GAP I e do reajuste do piso. Os dirigentes entregaram também uma análise sobre o projeto que cria os Centros Experimentais do Ensino Médio.

Para o sindicato o projeto de retorno da GAP-I corrige um erro cometido no meio do ano, quando a gratificação foi excluída. “O retorno da Gratificação por Atividade Pedagógica I faz-se justiça às atividades pedagógicas desenvolvidas pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação e diretores de escolas”, disse Joel Almeida, presidente do SINTESE.

Centros Experimentais do Ensino Médio

Sobre o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que transforma os Centros de Excelência nos Centros Experimentais do Ensino Médio o sindicato apresentou aos deputados a decisão da assembleia da categoria realizada no dia 02, que encaminhou pela rejeição ao projeto.

Para os professores a proposta só acentua o caráter excludente das políticas estaduais com relação ao Ensino Médio. O projeto abrange somente três escolas (Atheneu Sergipense, Marco Maciel e Vitória de Santa Maria) e não propõe a extensão da política para as outras 400 escolas que fazem parte da rede estadual.

“Os professores rejeitaram o projeto por entender que a política pública para o Ensino Médio deve ser universal e não fomentar a exclusão. Essa proposta vai de encontro ao que já foi discutido sobre Gestão Democrática”, disse o presidente do SINTESE. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto disse que vai conversar com o governo sobre as emendas e também sobre os Centros Experimentais.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais