Sintese dá pior nota da história a Educação do Estado

Julgamento das políticas educacionais dos governos acontece há 10 anos pelo Sintese (Fotos: Portal Infonet)

A política educacional do Governo de Sergipe obteve a pior nota da história em dez anos de avaliação na ‘Prova Final da Gestão da Educação Pública’: recebeu 0,9 em uma escala de 0 a 10. O julgamento é realizado por professores de todo estado, que avaliam também os municípios, e como de costume, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) apresenta o resultado sempre nos finais de ano, em ato público no centro de Aracaju, como ocorrido na manhã desta quarta-feira, 28.

Nos últimos três anos as notas atribuídas ao Governo caíram drasticamente: era 4,6 em 2013; caiu para 2,6 em 2014; 1,1 em 2015 e chega em 2016 com 0,9. Na avaliação realizada pelos professores, são levados em consideração cinco elementos: valorização profissional; gestão democrática; política educacional e a qualidade social do ensino; garantia de direitos do plano de carreira e estatuto; e condições de trabalho. As notas dos professores foram somadas e divididas pelo número de profissionais da educação em cada município.

A capital de Sergipe, Aracaju, não foi avaliada. Segundo o Sintese, os professores da cidade são vinculados a outro sindicato. No interior, alguns municípios ficaram com notas abaixo de um ponto na avaliação. São Cristóvão e Propriá registraram as piores notas: 0,4 e 0,7 respectivamente. Na parte superior da tabela, o município de Riachuelo foi o mais bem colocado com 8,1.

Gráfico mostra decadência do Governo em avaliação do sindicato

De acordo com Ivonete Cruz, presidente do Sintese, os resultados são retratos da política educacional de cada gestor. “As notas variam de ano a ano. No caso desse ano, praticamente todos os gestores que tiveram nota abaixo de 5 é por conta da política de negação de salários, de reajuste do piso da categoria. Não distante disso, esse foi um ano que faltou transporte, faltou merenda, faltou condição de trabalho. Tudo isso é atribuído no julgamento”, afirmou.

Ainda nesta manhã, os professores fizeram uma marcha fúnebre levantando a ideia de falecimento da educação pública de Sergipe. Nossa reportagem procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação para falar sobre os números, mas o setor informou que costuma não se pronunciar acerca desta avaliação.

Confira na galeria abaixo as notas de todos os municípios.

Ivonete: resultados são retratos das políticas de cada gestor

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais