Sintese diz que 23 municípios devem salário de dezembro a professores

De acordo com o Sintese, o não recebimento dos salários tem causado desequilíbrio financeiro e também emocional às famílias dos professores.  (Foto: Sintese)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) diz que 23 municípios sergipanos estão sem pagar o salário de dezembro de 2019 aos professores. São eles: Carira, Ribeirópolis, São Domingos, Pinhão, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Carmópolis, Aquidabã, Muribeca, Malhada dos Bois, São Francisco, Telha, Canhoba, Pacatuba, Santana do São Francisco, Canindé de São Francisco, Feira Nova, Graccho Cardoso, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias, Maruim, Monte Alegre de Sergipe e Poço Verde. Há também o município de Maruim que só pagou salário de dezembro a uma parte dos professores (os que trabalham na Educação Infantil).

De acordo com o Sintese, o não recebimento dos salários tem causado desequilíbrio financeiro e também emocional às famílias dos professores.

Alguns casos críticos

Segundo informa o Sindicato, no município de Carira os professores e professoras deliberaram em assembleia uma paralisação de 4 dias (de 06 de janeiro a 10 de janeiro) para pressionar o prefeito, Arodoaldo Chagas (o Negão), a cumprir o que estabelece a Constituição Federal e pagar o salário de dezembro. Mas em uma atitude autoritária, antes mesmo da paralisação se iniciar, o prefeito de Carira conseguiu uma liminar na justiça para tentar impedir que professores e professoras fizessem greve.

A categoria não arrefeceu e na última segunda-feira (dia 6) foi às ruas de Carira para denunciar a população o descaso e desrespeito da prefeitura aos direitos do magistério municipal. Além de dever o salário de dezembro a prefeitura deve também aos professores e professoras o reajuste do piso salaria dos anos de 2017, 2018 e 2019. O prefeito Negão não pagou o 13° salário dos professores e professoras que fazem aniversário entre os meses de julho e dezembro.

O constante a atraso de salários tem sido marca registrada da prefeitura de Pirambu, administrada pelo prefeito Hélio Martins. Professores e professoras sofreram muito ao longo de 2019 e chegaram a ficar mais de 70 dias sem salário. Atualmente, além de dever o salário de dezembro de 2019, a prefeitura deve aos professores 45% do salário de novembro e férias (1/6 ferial)

Em Santo Amaro das Brotas prefeito, Genivaldo dos Anjos Costa Santos (conhecido como Dadau), não pagou o salário de dezembro e nem a totalidade do mês de novembro e ainda deve o 13° salário. Professores e professoras fizeram ato e caminharam pelas ruas da cidade, na quarta-feira (dia 8), para chamar atenção da população para a dura realidade enfrentada pelo magistério municipal e para exigir seus direitos. O ato foi finalizado na prefeitura.

“Salário significa alimento e vida. Ao não realizar os pagamentos, as prefeituras estão comprometendo não só a vida financeira dos professores e professoras, mas também a dignidade deles e de suas famílias. É responsabilidade do gestor público elaborar políticas e ações que visem superar os problemas da administração pública e não punir trabalhadores e trabalhadoras, de forma tão cruel, com atrasos de salários. Salário não é favor, salário é direito”, afirma a diretora do departamento de assuntos de bases municipais, professora Ivônia Aparecida.

O Portal Infonet está à disposição dos municípios citados, caso queiram se manifestar através do telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail: jornalismo@infonet.com.br

Fonte: Sintese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais