Sintese entrará com ação judicial contra o Estado

Professores participam de assembleia (Foto: Portal Infonet)

Os professores da rede estadual participaram de um seminário na manhã desta sexta-feira, 11, para discutir alternativas jurídicas para implantação do piso salarial. Ainda no período da manhã, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) realizou assembleia para traçar novas manifestações.

Na próxima quarta-feira, 16, completa um mês que os alunos das escolas estaduais estão sem aula. As principais reivindicações são pela implantação do piso salarial dos professores e o reajuste de 22%22.

O seminário reuniu centena de professores no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Centro de Aracaju. Na oportunidade, a assessoria jurídica do Sintese apresentou alternativas para a concessão dos benefícios exigidos pela categoria. ”Vamos entrar com uma ação judicial no Tribunal de Justiça para que o Governo pague o piso a todos os professores”, informou o diretor de base do Sintese, Roberto Silva dos Santos.

Diretor de base do Sintese discuti novas ações

De acordo com o Sintese,  o Governo possui condições legais para pagar o piso salarial a todos os professores. “O Governo está alegando a extrapolação da Lei de Responsabilidade fiscal, mas a lei permite ultrapassar  através de uma determinação judicial ou legal. No caso dos professores. Por isso vamos entrar com esta ação, pois a greve não foi considerada ilegal”, argumenta Roberto.

O Sintese ainda informou que na próxima terça-feira, 15, participará de uma audiência com a Secretaria  de Estado da Fazenda (Sefaz) para negociar a concessão do reajuste. Já na quarta-feira, com um mês de greve será realizada uma marcha com local ainda a ser definido.

Reposição das Aulas

Com a greve dos professores, os alunos são os principais prejudicados. O Sintese garantiu que os alunos terão reposição. “Os calendários serão revistos para que os alunos possam ter os 200 dias de aula. É um direito do estudante, e temos a obrigação de cumprir”, garante o diretor do Sintese.

Secom

A  assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) informou que o Governo já discutiu semana passada com os professores a situação da categoria. Ainda ressaltou que o Governo vai recorrer a justiça contra a legalidade da greve.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais