![]() |
Sintese realiza mais uma reunião (Foto: Portal Infonet) |
Os professores da rede estadual realizaram assembleia na manhã de terça-feira, 22, e decidiram ocupar o prédio da Secretaria do Estado de Planejamento (Seplag). Os professores permanecem em vigília na Seplag até abertura do processo de negociação com a categoria. A greve já dura 35 dias e os professores prometem continuar paralisados até o Governo apresentar uma proposta e aceitar negociar com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese).
“Quase 100% das escolas estaduais aderiram à greve, mas algumas ainda estão funcionando. Os professores contratados estão trabalhando de forma problemática por causa do medo da rescisão contratual”, explica diretor de base do Sintese, Roberto Silva dos Santos.
Ao todo são 12 mil professores da rede estadual que reivindicam pela revisão do piso e pagamento do reajuste de 22,22%. “Temos uma lei federal do piso que garante o reajuste, mas parece que o Governo que vai conceder por vontade própria”, argumenta a professora Eliana Melo.
![]() |
Professora Eliana Melo está preocupada com situação dos alunos |
O Sintese tem até a próxima quarta-feira para justificar os motivos da greve a justiça. “Fomos notificados quanto a ilegalidade da greve, mas os nossos advogados já estão na fase final para apresentar os nossos motivos. Estamos abertos a negociação, o Governo que não quer nos receber”, afirma Roberto.
Ainda de acordo com Sintese, a reunião marcada para a última terça-feira, 15, na Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) foi cancelada sem nenhuma justificativa. “Os procuradores realizaram um dia de mobilização e já foram recebidos duas vezes para negociação. Já o síntese está aberto a negociação e até o momento nenhum sinal de proposta“, questiona Roberto.
Secom
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) que a greve depende da decisão judicial. Ainda ressaltou que o Governo não tem como pagar o reajuste a todos os professores.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B