Sintese questiona seleção de professores para centros experimentais

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) questiona o edital para seleção de professores para os Centros Experimentais de Ensino Médio, já lançado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). De acordo com o presidente do sindicato, Joel Almeida, o processo estaria muito adiantado.

De acordo com Almeida, a lei que transformou os antigos Centros de Excelência em Centros Experimentais previa que ao final de cada ano seria realizada uma avaliação dos docentes que neste projeto trabalharam ao longo do período letivo para então fazer uma nova seleção.

A antecipação na publicação deste edital estaria irregular porque a avaliação dos professores ainda não foi feita. “Além disso, os educadores podem ser muito prejudicados com isso, pois as aulas na rede estadual já começaram e eles podem ficar sem ter para onde ir. Por isso entendemos que há vícios profundos neste edital”, afirma Joel.

Versão da SEED

Hortência Maria, secretária-adjunta da Educação
Mas, segundo a SEED, a história não é bem assim. A secretária-adjunta, Hortência Maria Pereira de Araújo, disse que a Lei 179/2009, referente à criação dos Centros Experimentais, não prevê a obrigatoriedade da avaliação docente antes da seleção, e mesmo que esta premissa fosse uma realidade, não poderia ser aplicada agora pois será o primeiro processo seletivo para educadores dos centros.

“Os professores da educação básica que estão desde o período em que estas unidades eram Centros de Excelência podem se candidatar à vaga com grandes chances de permanecer, ou, caso não queira, será remanejado para outra escola da rede estadual. Tudo isso já foi explicado a estes professores em reunião realizada no Colégio Atheneu”, fala Hortência.

Só professores do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação podem se candidatar às vagas. A seleção consiste em análise curricular que será feita por uma comissão formada pela SEED. O objetivo dos Centros Experimentais é criar uma maior interação entre o aluno e a comunidade escolar, por isso será dada preferência aos professores que abracem esta filosofia. Os educadores trabalharão em tempo integral e receberão gratificação de 100% do vencimento básico por isso.

Audiência no MPE

Na manhã desta quarta-feira, 24, representantes do Sintese, acompanhados de alguns professores dos Centros Experimentais de Ensino Médio, foram ao Ministério Público Estadual (MPE) e solicitaram ao promotor Fausto Vallois o agendamento de uma audiência para tratar do assunto.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais