No lugar de enfermagem, sistema apresentada o curso de medicina na Unoeste/PR como opção (Foto: reprodução/internet) |
A estudante sergipana Anne Caroline Arcanjo Santos, de 19 anos, acredita que está entre os candidatos do Sisu que tiveram as opções de cursos alteradas por terceiros. Casos parecidos foram divulgados na imprensa nacional.
A jovem optou por Medicina/Mossoró (1ª opção) e Enfermagem – UFS (2ª opção), mas ao conferir o resultado do Sisu, o sistema apresentava opções diferentes. No lugar de Enfermagem/UFS aparecia Medicina/Unioeste (PR).
“Eu havia escolhido Medicina em São Cristóvão e Medicina em Lagarto. Como vi que a minha pontuação era insuficiente para entrar nesses cursos, no último dia eu mudei. Coloquei Medicina em Mossoró e Enfermagem em São Cristóvão, sabendo que com a minha pontuação provavelmente eu ficaria na lista de espera em Mossoró, mas passaria em enfermagem. No dia do resultado, tentei entrar com meu login e senha e não consegui. Só tive acesso depois de mudar a senha e foi aí que percebi que no lugar de enfermagem, estavam Medicina na Unioeste do Paraná”, conta.
Inep
O MEC disse que seus sistemas e também o sistema do Inep não registraram, até o momento, indício de acesso indevido a informações de estudantes cadastrados, que configure incidente de segurança.
Sobre a mudança de senha e de dados da inscrição, como a opção de cursos, o MEC disse que a senha é sigilosa e só pode ser alterada pelo candidato ou por alguém que tenha acesso indevidamente a dados pessoais do candidato;
Ainda de acordo com o MEC, casos individuais que forem identificados e informados ao Ministério, como suposta mudança indevida de senha e violação de dados, serão remetidos para investigação da Polícia Federal.
O MEC ressaltou que que todas as ações realizadas no sistema são gravadas em log (registro de eventos em um sistema de computação), de forma a possibilitar uma auditoria completa; e que para o Enem 2017, as equipes do Inep e da Sisu estão trabalhando para aperfeiçoar o exame, de forma a garantir segurança e tranquilidade aos inscritos.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B