Sobrevivência, uma luta de todo dia – Parte II

O Brasil, hoje, é um país caracterizado por problemas econômicos, sociais e políticos que não apresentam qualquer possibilidade imediata de resolução. A falta de moradia e de alimentação, as dificuldades financeiras , tudo concorre para agravar as más condições em que se encontra mais da metade da população. Uma população de miseráveis que acaba usando de meios ilícitos e violentos para garantir sua sobrevivência.

 

Caros alunos, retornamos com a proposta para analisarmos o segundo parágrafo do texto de ALCN, que obteve nota 15 no vestibular da UFBA. De acordo com as transgressões cometidas por ela, o texto não poderia angariar determinada quantificação. Por isso, vejamos os erros e/ou observações que podem melhorar a qualidade textual.

 

1º erro 

Verifique que na linha 1, a aluna estrutura a oração com a presença do advérbio, neste caso , HOJE,  em anexo ao verbo SER, neste caso posicionado na terceira pessoa do singular do modo indicativo. Assim, se o verbo SER está indicando tempo PRESENTE = É = só pode ser HOJE . A junção dos elementos causa uma redundância. Forma de escrita muito comum quando muitos alunos utilizam em lugar de HOJE, a expressão NA ATUALIDADE. Portanto, retire o advérbio e estará resolvido o problema da redundância.

 

2º erro 

Na linha 01, você pode perceber a frase : …é um PAÍS caracterizado…. = veja que a palavra PAÍS, por um critério de objetividade na construção oracional , pode ser retirada. Exemplo correto : …. O Brasil é caracterizado… ou O Brasil caracteriza-se……

 

3º erro 

Temos na linha 1 a seguinte construção : …por problemas econômicos, sociais e políticos…. . Averigúe que as palavras ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS são classificadas como SUBSTANTIVOS ADJETIVADOS. Nesse caso, construída a frase  com a participação de SUBSTANTIVOS SIMPLES ADJETIVADOS – forma mais utilizada na linguagem coloquial.  Frise-se que não há erro algum na construção, mas podemos melhorá-la, aprimorando-a para a linguagem ADLOQUIAL, culta, da seguinte forma ou com as seguintes construções:

              

                ex: 1a possibilidade = …. por problemas sóciO-políticO-econômicOS

                     2a possibilidade = …. por problemas sóciO-políticOS e econÔmicOS

 

Agora, prezado aluno, veja que existem duas formas de construção. Na primeira, os substantivos adjetivados ligados por hífen permanecem no singular, invariáveis, sendo flexionado somente o último substantivo adjetivado, econômicOS, que sofreu flexão de gênero , MASCULINO , e de número, PLURAL, para concordar com o substantivo principal = PROBLEMAS (Gênero masculino, número singular). Assim, efetua-se  a concordância nominal entre o SUBSTANTIVO PRINCIPAL e os ADJETIVOS.

Na Segunda possibilidade, os substantivos adjetivados compostos sofrem uma alteração. Veja que o primeiro SÓCIO fica invariável, pois está interligado ao segundo por hífen. Entretanto, atenção, o segundo políticOS  passa pela alteração de gênero e número para concordar com o substantivo principal, o mesmo ocorre com o terceiro substantivo adjetivado ECONÔMICOS. Este processo dá-se, observe, em consequência da conjunção aditiva E que interliga ambos os substantivos adjetivados – políticOS e econômicOS . Para melhor entender, o E serve de HABEAS CORPUS, expressão que em latim significa LIBERAÇÃO. Logo, a conjunção libera os substantivos adjetivados para concordarem com o substantivo principal que se posicionam antes e depois dela.

 

Verifique o procedimento. Como observamos três erros bastante extensos, faça a análise em busca dos seis elementos que serão abordados a partir de: “A falta de moradia” até a palavra “sobrevivência”. Tenha uma excelente pesquisa e desafie sua competência gramatical.

 

Um abraço,

Dênison Ventura Sant’Ana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais