|
Boaventura de Sousa recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFS (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet) |
O professor e sociólogo português Boaventura de Sousa esteve nesta quarta-feira, 17, na Universidade Federal de Sergipe para receber o título de Doutor Honoris Causa da instituição. O evento aconteceu no Auditório da Reitoria, no campus de São Cristovão, e também foi ocasião para o sociólogo lançar seu livro “O direito dos oprimidos” e comandar a conferência de abertura dos Fóruns Permanentes da UFS, intitulada “Para uma Universidade Polifônica: entre conhecer e reconhecer”.
O reitor da UFS Angelo Roberto Antoniolli estava na cerimônia e demonstrou grande honra ao conceder o título ao sociólogo. “Boaventura de Sousa enobrece esta casa e sempre será bem-vindo à Sergipe e à UFS. Esse dia de hoje fica marcado como o dia em que Sergipe abraçou este mestre”, disse o reitor.
|
O auditório da Reitoria da UFS ficou lotado durante a cerimônia |
Em auditório lotado de estudantes, professores e funcionários da Universidade, a conferência de tema “Para uma Universidade Polifônica: entre conhecer e reconhecer” foi apresentada pelo professor Boaventura. O português agradeceu o título recebido e aproveitou para falar sobre o momento das universidades contemporâneas. “Fico muito honrado em receber esse título. A UFS é uma universidade em crescimento. Isso é importante. Uma universidade não tem futuro se não lutar pelo seu futuro”, falou o sociólogo.
Na conferência, houve também o lançamento de dois novos fóruns na Universidade: Social Permanente e Permanente das Licenciaturas. O primeiro será responsável pela instituição dos Observatórios Sociais, com o objetivo de discutir a relação da UFS com a sociedade. O segundo será um mecanismo de auxílio na formulação e implementação de políticas para o ensino das licenciaturas na Universidade.
|
Jaqueline: "Boaventura aparece em muitos estudos de importância social-histórica" |
A estudante do curso de Letras Jaqueline Lima Fontes aproveitou a oportunidade para conhecer melhor Boaventura de Sousa. “Estou fazendo minha dissertação de conclusão de curso. Em muitos estudos, citavam o professor Boaventura. Resolvi acompanhar para conhecê-lo melhor”, disse a estudante.
Ainda hoje, às 18h, o sociólogo aproveita a cerimônia para o lançamento de seu livro “O direito dos oprimidos”, que se trata do primeiro volume da coleção Sociologia Crítica do Direito. Além do lançamento do livro, haverá apresentação de um grupo de Samba de Coco no Hall da Reitoria.
Por Helena Sader e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B