Socorro inicia período de transferência interna na rede municipal

Para efetivar o processo, o responsável deve comparecer à unidade de ensino que irá receber o aluno, portando toda a documentação obrigatória

O processo será realizado até o dia 8 de janeiro (Foto: Prefeitura de Socorro)

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao período de transferência interna para alunos da rede pública municipal. Para efetivar o processo, o responsável deve comparecer à unidade de ensino que irá receber o aluno, portando toda a documentação obrigatória. A fase segue até o dia 8 de janeiro.

A conclusão do procedimento dependerá da disponibilidade de vagas na escola indicada no momento da solicitação, considerando o quantitativo de lugares disponíveis em sala de aula para atender a demanda solicitada. Também será necessário emitir o Guia de Transferência, Histórico ou Declaração Escolar dos discentes que desejam ser redirecionados e encaminhar para a unidade onde pretendem estudar.

As vagas abrangem a educação infantil, os anos iniciais e finais do ensino fundamental, que atendem do 1º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando toda a oferta educacional disponibilizada pela Prefeitura. Além disso, poderão solicitar transferência interna os alunos que irão cursar uma série não ofertada no local em que estão matriculados. Nesses casos, a definição da nova unidade escolar levará em conta a proximidade entre a residência do estudante e a instituição, priorizando sempre aquela situada em localidade mais próxima.

Horário de atendimento
Durante o período de atendimento, as escolas funcionarão das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Nas unidades que ofertam EJA, também será possível fazer a ação no horário das 18h às 21h.
Atualmente, o município de Socorro conta com 54 locais de ensino municipais distribuídos em 11 regiões, garantindo o acesso à educação de qualidade para toda a população.

Documentos obrigatórios
Para a transferência, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento e/ou casamento;
  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão de vacinação atualizado para crianças de até seis anos de idade;
  • Duas fotografias 3×4 atualizadas;
  • Folha do resumo do NIS (facultativo);
  • Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência;
  • Cópia do cartão do SUS;
  • Declaração, Guia de Transferências ou Histórico Escolar;
  • Termo de Responsabilidade de Preservação do Patrimônio Público;
  • Termo de Autorização do Uso de Imagem;
  • Termo de Autorização do Uso de Dados Cadastrais;
  • Termo de Autodeclaração de etnia/raça;
  • Termo de Ciência do Uso ou Não do Transporte Escolar.

Em caso de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista, com altas habilidades ou superdotação, não será necessário apresentar documento comprobatório no momento da inscrição. Porém, os pais ou responsáveis deverão informar a condição, para que a escola possa encaminhar a matrícula para a Gerência de Educação Especial da Semed avaliar se o aluno se enquadra no perfil de atendimento de Salas de Recursos Multifuncionais.

Fonte: Prefeitura de Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais