|
Governador realiza descerramento de placa da professora Ofenísia Freire (Fotos: Portal Infonet) |
O governo de Sergipe, por meio das secretarias de Cultura e Educação, realizou uma série de solenidades nesta quarta-feira, 8, em homenagem ao centenário de nascimento da professora Ofenísia Freire. A maratona de solenidades iniciou com o descerramento de placa em homenagem a professora colocada no Colégio Atheneu Sergipense e terminou com a assinatura de autorização da reforma da escola estadual que leva o nome da homenageada.
O governador Jackson Barreto enfatizou a importância do legado educacional que a professora deixou em Sergipe. “Ela era mulher antenada e a frente do seu tempo. A professora Ofenísia deixou uma marca na educação do estado. Uma mulher política e uma profissional que tinha um dom de educar e transformar a educação”, afirma.
Para o filho da professora, Ivan Soares Freire, a paixão pelo ensino foi herdado da mãe. “Sou formado em engenharia, mas o meu prazer é dar aulas”, diz. Para ele, o reconhecimento dado à sua mãe é uma demonstração de respeito aos trabalhos desenvolvidos pela professora. “Ela foi mulher muito premiada em vida. Hoje, essa nova homenagem vem coroar o que ela construiu para a educação e para a sociedade sergipana”.
|
Governador Jackson Barreto ressalta importância de professora para educação sergipana |
O presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Vieira, destaca o desempenho da professora Ofenísia como educadora e pedagoga. “Ela tinha uma maneira peculiar de ensinar e transmitir o conhecimento. Considero-a uma grande mestre, que merece toda esta homenagem”, frisa.
Homenageada
Ofenísia Soares Freire nasceu em 6 de dezembro de 1913, na cidade de Estância. Ela lecionou língua portuguesa nas escolas particulares e públicas, entres elas, o Atheneu e o Colégio Tobias Barreto. Casada com Filemon Franco Freire, diretor do Tesouro do Estado no Governo de Seixas Dória, Ofenísia alternou as atividades do magistério com a militância política. Filiada ao PCB, candidatou-se em 1947 a deputada estadual. Ofenísia foi membro do Conselho Estadual de Cultura e vice-presidente da Academia Sergipana de Letras. Faleceu em 24 de julho de 2007.
Outras solenidades
|
||
Ivan Freire, filho da professora homenageada
|
Após a solenidade no colégio Atheneu, o governador realizou a inauguração do busto em homenagem à Professora Ofenísia Freire, na Academia Sergipana de Letras. Depois, Jackson Barreto se encaminhou para o Palácio Museu Olímpio Campos, onde foi realizada a assinatura de autorização para abertura do processo licitatório para a reforma e ampliação do Colégio Estadual Ofenísia Freire. De acordo com a assessoria do governo, a reforma custará cerca de R$ 2 milhões para os cofres públicos.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B