TCE ensina ética e cidadania aos alunos do João Alves

Palestra aconteceu na manhã desta quarta-feira, 2 (Fotos: Portal Infonet)

“A nossa vida precisa de equilíbrio, precisa de direção para que sejamos um ser integral. Vocês precisam transcender, superar limites. Transcender é a palavra de ordem”. A afirmação foi feita pela coordenadora da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento, Patrícia Verônica Sobral durante palestra quando da 2ª edição do Projeto TCE vai à Escola realizado na manhã desta quarta-feira, 2, no Colégio João Alves Filho.

Durante a palestra para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, a professora Patrícia Verônica destacou a importância de se ter foco.

“Vocês querem passar no Vestibular, mas não podem ficar indo para festas todo dia, tem que ter foco sempre, se superar. Às vezes vocês podem pensar que estudantes de outras escolas com mais recursos tem mais chances. Mas essa não é a razão para ninguém se desestimular. A razão principal é eu quero, eu vou conseguir, eu tenho potencial”, estimula.

Estudantes atentos

Patrícia Verônica destacou ainda a questão da cobrança de impostos. “Cada objeto que os pais de vocês compram está envolvida uma carga tributária, seja uma pasta, uma caneta e nós precisamos  exigir que esse dinheiro retorne para nós em forma de educação de qualidade, saúde de qualidade , servidores de qualidade. Às vezes, escutamos servidores dizendo não estarem nem aí para a coisa pública, mas nós é que pagamos por eles, por isso temos que cobrar”, ressalta.

Projeto

O Projeto TCE na Escola está em sua segunda edição. A primeira aconteceu em novembro de 2013 e obteve um público de 150 estudantes no colégio estadual Leandro Maciel. A terceira edição será no Colégio Marcos Maciel.

O objetivo é de levar aos alunos de ensino médio e fundamental das escolas públicas do estado e dos municípios conhecimentos sobre ética geral, moral e cívica, além de preceitos constitucionais, visando contribuir com o fortalecimento da cidadania.

Patrícia Verônica

“É um projeto que está dando certo porque verificamos no semblante de cada aluno, que estão absorvendo as nossas sugestões. Mostramos que a ideia do TCE não é de punir, mas fazer parte de um contexto de cidadania como um todo. As pessoas precisam saber o que o Tribunal em si, faz”, destaca Patrícia Verônica.

A diretora do Colégio João Alves Filho, Eliane Rocha destacou que a escola está com um ensino médio inovador. “Ficamos muito felizes pelo fato de o colégio ter sido selecionado para receber o projeto do TCE, pois um dos temas do nosso projeto ensino médio inovador, é justamente Ética e Cidadania. As pessoas tem a ideia de que o Tribunal de Contas é um órgão que está bem distante e os estudantes estão tendo a oportunidade de aprender o papel da cidadania e agir como multiplicadores do que assimilaram na palestra”, ressalta.

A diretora Eliane Rocha

Mairom Goes: "Aprendi  a importância de ser um cidadão de bem"

“Eu aprendi que é importante socializar, ser um cidadão do bem, ter conhecimento dos diretos humanos. Nunca tinha ouvido falar nas ações do Tribunal de Contas e essa palestra foi muito importante para saber o papel daquele órgão”, afirma o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Mairon Goes de Figueredo Neto.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais