Técnico em Edificações na construção civil

(Foto: Ascom IFS)

O cenário da construção civil tem crescido de forma intensa e acelerada em todo o Brasil, e em Aracaju isso não é diferente. O segmento é aquecido, principalmente, com o constante surgimento de novos empreendimentos imobiliários na cidade. E, nessa área, o técnico em Edificações, profissional homenageado no dia 23 de setembro, próximo domingo, torna-se cada vez mais indispensável.

Braço direito do Engenheiro Civil, o técnico em Edificações é responsável pela concepção de projetos, orientando e acompanhando os funcionários de uma construção, de forma que tudo saia como planejado. O técnico atua, ainda, na manutenção e recuperação de obras, além de realizar o controle dos materiais utilizados e verificar a qualidade do solo.
Alyne Peixoto, aluna do curso de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), seguiu os passos do pai e se mostra bastante satisfeita com a sua escolha. “Eu sempre acompanhava o trabalho do meu pai e me identifiquei muito com a profissão. Hoje eu sei que fiz o certo, o curso tem superado minhas expectativas”, afirma.

A estudante, que estagiou durante um ano no Escritório Modelo de Construção Civil do IFS, onde realizava levantamentos e projetos, acredita que não terá dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. “O IFS é reconhecido pela qualidade do ensino e por formar bons profissionais, então ter estudado aqui ajuda muito na hora de disputar uma vaga. Além disso, tem a expansão imobiliária e a proximidade da Copa do Mundo, então oportunidades não irão faltar”, diz.

Profissional indispensável

De acordo com Jânia Reis, professora do curso de Edificações do IFS, o técnico em Edificações desempenha um papel fundamental na obra. “É ele avalia a quantidade, o tempo e o custo da construção, estando presente na construção, orientando e observando a execução do serviço”, explica.

Para ela, entre as qualidades mais importantes para o profissional da área estão a iniciativa e a liderança. “O técnico em Edificações desempenha diversas atividades no canteiro de obras, entre elas a supervisão do trabalho, por isso ele precisa ter iniciativa e demonstrar liderança ao coordenar as equipes de trabalho”, ressalta a professora.

Ainda segundo Jânia, a procura por alunos e ex-alunos é grande por parte das empresas. “O mercado está totalmente apto para absorver esses técnicos. Toda semana recebemos ligações de escritórios, empresas de construção e setores de engenharia de órgãos estaduais em busca de profissionais para atuar na área”,  declara.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais