Técnicos administrativos da UFS encerram greve

Servidores administrativos da UFS decidiram encerrar a greve (Foto: Arquivo Infonet)

Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira, 27 de agosto, os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) decidiram pela saída da greve e pelo retorno ao trabalho a partir desta terça-feira, 28. A reunião contou com grande participação dos técnicos administrativos e a aprovação da proposta pela saída se deu por ampla maioria, com apenas dois votos contrários.

Na terça-feira, 21, e sexta-feira, 24, os técnicos administrativos realizaram duas assembleias de greve para avaliar a proposta do Governo Federal. Apesar de a proposta ter ficado abaixo das reivindicações dos trabalhadores, a categoria decidiu aceitar, já que o Governo encerrou as negociações.

"Apesar das limitações financeiras do país, a proposta é fruto da opção política do governo em privilegiar recursos do orçamento para o pagamento de juros da dívida pública, atendendo a banqueiros e a mega empresários que financiaram a campanha de Dilma Rousseff", avaliou Edjanária Borges, presidente do Sindicato dos trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs).

Para os técnicos administrativos da UFS, a proposta de 15,8% parcelados em três anos não atende aos anseios da categoria e não cobre plenamente todas as perdas salariais dos trabalhadores. "Entretanto, conquistamos o direito ao percentual de incentivo à qualificação até o doutorado, para todas as classes. Além de agora podermos acumular cursos de carga horária mínima de 20 horas que, somados, poderão atingir a carga horária para progressão entre os níveis de capacitação. O Comando Local de Greve deu uma demonstração de força e unidade durante toda a greve impondo respeito diante de toda a comunidade universitária", pontuou Edjanária.

O diretor do SINTUFS, Gentil Melo, lembra que há seis anos não havia avanço no ponto do step e este ano os trabalhadores conseguiram avançar dois pontos, em três anos. "Após a implementação do Plano de Carreiras e Cargos dos Técnicos-Administrativos da Educação (PCCTAE), historicamente nunca conseguimos um acordo para nossa categoria que contemple efetivamente todas as classes. Quem acompanhou a história da implementação do PCCTAE consegue compreender que o aumento do step e a valorização por aperfeiçoamento e cursos de capacitação tem significado importante para a categoria, representando, de alguma forma, uma vitória, e a convicção de que saímos fortalecidos da greve", ressaltou Gentil.

Movimento

Para o SINTUFS, a greve 2012 dos técnicos administrativos impôs uma derrota política ao governo Dilma, a começar pela derrota à MP 568, preservando os percentuais de insalubridade e periculosidade vigentes. “Construímos ações unificadas com os docentes, estudantes e trabalhadores de outras categorias do funcionalismo público. Radicalizamos quando necessário, fechamos avenidas, bloqueamos reitorias, institutos e portões de acesso, paralisamos setores do Hospital Universitário, bloqueamos setores importantes da UFS, sem contar com os atos a nível nacional. Para o SINTUFS, a luta dos técnicos administrativos representa um marco no movimento dos trabalhadores”, acrescentou Edjanária.

A greve foi deflagrada com o governo dizendo que não negociava com grevistas. Em seguida, vieram ameaças de substituição de servidores federais por estaduais e municipais e o corte do ponto, com o objetivo de enfraquecer o movimento. “Contudo, a força da greve e das ações radicalizadas nas bases, impôs ao governo a abertura de negociação. O Governo se viu obrigado a recuar, receber os trabalhadores e oferecer uma contraproposta, que está longe de nossas necessidades e não repõe o que perdemos com a velocidade dos índices inflacionários. Acatar a proposta do Governo, no entanto, não nos imobiliza. A luta continua pelas reivindicações que o Governo Dilma ficou devendo aos trabalhadores, como o reajuste do auxílio-alimentação, racionalização dos cargos e reposição dos aposentados”, acrescentou a presidente do SINTUFS.

Fonte: Agência Voz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais