Termina curso para implementar Plano para Não Violência

Professora Josevanda Franco durante o curso (Foto: Eugênio Barreto/Asocm Seed)

Terminou na manhã desta sexta-feira, 14, o curso de Qualificação Técnica para Implantação e Implementação do Plano Estadual de Ações Integradas para Desenvolvimento da Cultura da Não-Violência (PANV).

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio Núcleo de Proteção à Violência (NPV), o evento, que aconteceu no Centro de Qualificação de Pessoal da Seed, envolveu segmentos da sociedade civil, educadores, Conselho Tutelar, Polícia Militar e órgãos governamentais. 

O PANV está formatado e pronto para ser posto em prática como Projeto Piloto, a partir do próximo dia 1º de setembro, nos Colégios Estaduais Francisco Portugal e o Senador Lourival Fontes, em Aracaju, e no Colégio Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro.

A professora Josevanda Franco, coordenadora do NPV/Seed, fez um balanço positivo da qualificação que reuniu 55 participantes. "O evento foi muito produtivo e participativo, reunimos nesses cinco dias atores da rede de proteção visando à implantação do PANV em três escolas estaduais", disse.

Durante o curso, segundo ela, "trabalhamos um alinhamento conceitual sobre violência, justiça restaurativa e círculos restaurativos para mobilizar a rede em relação à importância da presença desses atores na escola. Todos contribuíram para o êxito do Plano", disse a coordenadora.

Polícia Militar

O Cabo da Polícia Militar, Alex Souza, achou de grande importância a realização de curso que teve a finalidade de fortalecer ainda mais reflexões dos princípios da não-violência.

"Essa ação é uma necessidade pontual para podermos implantar algo novo nas escolas, na perspectiva de criar um diálogo com a comunidade escolar, tendo a co-responsabilidades de todos para a diminuição de atos não condizentes com o ambiente escolar", frisou o Souza.

O conselheiro tutelar José Ernane Souza, também achou importante o evento que, segundo ele, criou espaço para a desconstrução de uma visão equivocada a cerca da violência da escola.

"Tendo em vista que o simples ato de punir o aluno que gera um conflito na escola não soluciona ou reduz o conflito. Temos que aprender a escutar melhor o aluno e buscar entender o que ocasionou esse comportamento. O diálogo é sempre a base para a solução de problemas", destacou o conselheiro.

Projeto-piloto

O Colégio Estadual Antônio Fontes Freitas é umas das três unidades escolares que o PANV será posto em prática a partir de setembro como projeto-piloto.

O diretor daquela unidade escolar, professor André Quaranta, percebe que essa iniciativa representa um importante avanço para reduzir os índices de atos violentos nas escolas.

"A escola é o espaço do saber, da formação do cidadão e não combina com atos violentos. Com a implantação do PANV, todos sairão ganhando, sobretudo, o aluno que terá a certeza de estar em um lugar seguro e de aprendizado para um futuro melhor", afirmou Quaranta.

O Plano

O Plano Estadual de Ações Integradas para Desenvolvimento da Cultura da Não-Violência (PANV), converge todos os programas já desenvolvidos pela SEED para enfrentamento à violência e algumas ações que já estão sendo executadas por meio dos programas SALVE, PROERD, Qualivida e Cidadania e Paz nas Escolas.

Essas ações visam contribuir com a construção da metodologia dos Círculos Restaurativos, uma metodologia que objetiva melhorar as relações interpessoais, implantados como instrumento de redução dos conflitos, que é também objeto dessa Qualificação.

Fonte: Ascom Seed

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