Prazo para renovação de contratos do Fies termina hoje

Devem fazer o aditamento pelo sistema SisFies os estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017 (Foto: Fies/MEC)

Estudantes universitários que adquiriram empréstimos estudantis através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre de 2018, devem ficar atentos. O prazo para a renovação dos contratos de financiamento acaba nesta sexta-feira, 23, e não será prorrogado. Devem fazer o aditamento pelo sistema SisFies os estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017.

Inicialmente, a data limite seria o dia 16 de novembro. No entanto, de acordo com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que gerencia o Fies, Silvio Pinheiro, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado seja excluído.

“Em virtude do feriado do dia 15 de novembro, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, afirmou Pinheiro. Ele lembra aos alunos que é fundamental acessar o portal do Fies, o SisFies, o quanto antes, não deixando para fazer a renovação do contrato de última hora.

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que, conforme a Lei nº 13.530, de 7 de dezembro de 2017, é o agente operador de sistema. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. Cerca de 890 mil contratos devem ser renovados através do SisFies no segundo semestre de 2018.

O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino superior para depois as informações serem validadas pelos estudantes. Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas contratuais, o estudante precisa levar a nova documentação ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Novo Fies

Estudantes que ingressaram no Fies a partir de 2018 já entraram em um sistema de concessão de crédito atualizado. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, no qual o programa está dividido em várias modalidades diferentes que oferecem condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia para cada candidato.Mais informações sobre o novo modelo podem ser obtidas na página do Fies.

Acesse o sistema SisFies.

Fonte: ascom MEC

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais